Grande Debate: Quem ganha mais com o “cessar-fogo” comercial: Xi ou Trump?

Os comentaristas Caio Coppolla e José Eduardo Cardozo discutiram, nesta segunda-feira (12), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se existe algum grande vencedor na guerra comercial entre Estados Unidos e China, diante da trégua de 90 dias acordada entre os dois países.

Para Cardozo, Trump se viu obrigado a recuar diante dos impactos negativos das tarifas nas empresas americanas. “Isso criou um problema gravíssimo para Donald Trump. E ele teve que sair dessa sentando para negociar. As bravatas cessaram e a diplomacia ocupou o seu lugar. O resultado? As bolsas voltaram a subir.”

Já no entendimento de Coppolla, os Estados Unidos saíram vencendo, já que, depois das negociações, os produtos chineses serão taxados em 30%, enquanto as tarifas da China aos produtos americanos será de 10%. “Qual era a situação anterior? O oposto disso”.

Ao avaliar o saldo da guerra comercial na economia brasileira, Caio Coppolla avalia que o Brasil terá que aceitar negociar nos “termos dos americanos” a redução da tarifa de 10%. “A tendência é que o ‘novo normal’ seja mais próximo da intenção americana do que o status quo anterior”.

Já José Eduardo Cardozo pontua que o Brasil tem habilidade diplomática para conseguir reverter a tarifa americana, já que, segundo ele “os Estados Unidos perceberam os riscos que correram” ao entrar numa tendência de decisões impositivas e sem negociações.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Grande Debate: Quem ganha mais com o “cessar-fogo” comercial: Xi ou Trump? no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Lulu Santos desabafa sobre doença autoimune: “Perdi o uso das mãos”

Lulu Santos abriu o coração sobre a pausa recente na carreira e lembrou o período em que enfrentou um problema de saúde. O cantor...

Léo Pereira abre o placar para o Flamengo na semifinal

O zagueiro Léo Pereira, do Flamengo, abriu o placar da partida contra o Pyramids aos 23 minutos do primeiro tempo. A partida é válida...

Flamengo faz 2 x 0 sobre o Pyramids no Intercontinental; siga ao vivo

Danilo faz o segundo da partida e o Flamengo está na frente por 2 x 0 contra o Pyramids, do Egito, pela Copa Intercontinental,...