Chá anti-inflamatório diminui açúcar no sangue e digere gorduras

Uma das plantas medicinais mais tradicionais, a carqueja (Baccharis trimera) é uma espécie originária do Brasil que cresce facilmente e espontaneamente em vários tipos de solo. Cheia de benefícios à saúde, é utilizada com maior frequência na forma de chá.

O chá de carqueja é conhecido por ajudar a regular a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, sendo um potente diurético. A infusão também estimula a produção de bile, substância que facilita a digestão de gorduras, e enzimas digestivas, melhorando o funcionamento do trato gastrointestinal.

“Ela contém compostos que ajudam a combater inflamações e protegem o corpo contra os danos causados pelos radicais livres. Além disso, o efeito diurético promove a eliminação de líquidos, sendo útil no combate ao inchaço e da retenção”, explicou o nutricionista Gabriel Moliterne, do Hospital Albert Sabin, em São Paulo, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Por ter compostos antioxidantes e anti-inflamatórios, o chá de carqueja ajuda a diminuir o estresse oxidativo das células, melhorando quadros de ansiedade e depressão, além de ajudar na qualidade do sono. O fígado também é beneficiado, pois a planta estimula a eliminação de toxinas do sangue.

“Ela estimula a produção de enzimas digestivas, o que melhora o funcionamento do trato gastrointestinal”, apontou a nutricionista Carla de Castro, da Clínica Sallva, em Brasília, também em entrevista ao Metrópoles.

Chá Quente De Tília Na Mesa Rústica. Metrópoles
O chá de carqueja é conhecido por ajudar a regular a pressão arterial e os níveis de açúcar no sangue, além de fortalecer o sistema imunológico e contribuir para a perda de peso

Como consumir o chá de carqueja

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de hastes de carqueja;
  • 1 litro de água fervente.

Modo de preparo

Colocar as hastes da carqueja na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Coar e beber.

A recomendação é não passar de três xícaras de chá da bebida por dia e sempre procurar um profissional de saúde antes de colocar a infusão na rotina. Apesar dos benefícios, chás não substituem medicações e o consumo deve ser acompanhado por um especialista.

Gestantes e lactantes, pessoas com pressão baixa, que usam antidepressivos ou ansiolíticos ou que têm doenças hepáticas graves devem evitar a bebida.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Enem 2025: inglês teve vocabulário mais exigente e temas sociais

A prova de Inglês do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025, aplicada neste domingo (9), manteve seu perfil tradicional, mas apresentou um ligeiro...

Mudança nas regras do gás de cozinha levanta alerta de segurança

Presente em 100% dos municípios e em 91% dos lares brasileiros, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) — o tradicional gás de cozinha —...

Vídeo mostra diretor de escola ajudando presos com drogas e celulares no AP

A Polícia Penal do Amapá identificou que um servidor da Escola Estadual São José (localizada dentro do prédio denominado Cadeião) era o responsável pela...