Bocalom descuida até da saúde dos cachorros e MP manda restruturar Centro de Zoonoses

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Promotoria de Justiça Especializada de Habitação e Urbanismo e da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente da Bacia Hidrográfica do Baixo Acre, ajuizou, nesta terça-feira (13), uma ação civil pública contra o Município de Rio Branco, com o objetivo de viabilizar a reestruturação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).

Na ação, o MPAC solicita que a Justiça determine ao Município a execução de intervenções estruturais e administrativas na unidade, abrangendo reforma e ampliação do espaço físico, criação de abrigos temporários para animais com suspeita de zoonoses, implementação de sistemas de controle e monitoramento das ações desenvolvidas e reforço do quadro técnico do centro.

O MPAC também solicita que o Município adote, no prazo de até 180 dias, as recomendações emitidas pelo Conselho Regional de Medicina Veterinária, que incluem a adequação da infraestrutura, a designação de responsável técnico para as atividades de controle de zoonoses e a apresentação de projeto arquitetônico acompanhado de cronograma de execução. Em caso de descumprimento, foi requerida a fixação de multa diária no valor de R$ 1 mil.

Segundo o promotor de Justiça de Meio Ambiente, Alekine Lopes dos Santos, o MPAC investiga desde 2019 possíveis omissões do poder público municipal no tratamento e cuidado com os animais. “Por muito tempo, o Município concentrou todas as ações relativas aos animais domésticos no CCZ, que enfrenta problemas estruturais desde 2016. Até agora, nenhuma solução concreta foi apresentada”, destacou.

O promotor de Justiça Luis Henrique Corrêa Rolim, que atua na área de Habitação e Urbanismo, ressaltou que a falta de providências levou ao ajuizamento da ação. “Em reunião recente com a Secretaria Municipal de Saúde, houve o compromisso de atuar na reestruturação do CCZ, mas nenhuma ação foi tomada até o momento, levando o MPAC a buscar uma solução judicial”, explicou.

A ação contou com apoio técnico do Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente, Patrimônio Histórico e Cultural, Habitação e Urbanismo, além do Núcleo de Apoio Técnico do MPAC.

Sabrina Sato revela ter sofrido duas perdas gestacionais em 2024

Sabrina Sato falou abertamente sobre um momento delicado vivido ao lado do ator Nicolas Prattes no ano passado. Em entrevista à revista Glamour, a...

Brunna Gonçalves fala do primeiro dia com Zuri: ‘Sem palavras’

Brunna Gonçalves usou as redes sociais nesta quarta-feira (14) para contar como foram as primeiras horas ao lado de Zuri, filha dela com Ludmilla....

Débora dos Santos, do “perdeu, mané”, recorre de condenação no STF

A defesa da cabelereira Débora Rodrigues dos Santos, mulher que escreveu com batom “perdeu, mané” na estátua do Supremo Tribunal Federal (STF), entrou com...