Prefeitura fecha contrato, mas Baixada da Sobral não aceita moradores de rua como vizinhos e rotatória do Bola Preta será bloqueada nesta 6ª

O secretário João Marcos Luz (Assistência Social) convenceu a proprietária de uma enorme casa a assinar contrato de aluguel para transformar o imóvel em abrigo para moradores de rua. Mas não convenceu comerciantes e líderes comunitários do Bairro Castelo Branco e entorno a desistirem de um protesto marcado para a manhã desta sexta-feira.

A comunidade anunciou que vai fechar a rotatória à frente da Secretaria Estadual de Educação, na ladeira do Bola Preta, acesso à Baixada da Sobral.

Há dois meses, a dona da casa cedeu às pressões da comunidade, que produziu um abaixo assinado, e chegou a mandar um comunicado escrito à imobiliária desautorizando o negócio com a Prefeitura de Rio Branco. Ela mudou de idéia nas últimas horas.

Comerciantes, em especial, não aceitam a instalação do Centro Pop ali, entidade mantida pelo município para acolher pessoas que vivem nas ruas da cidade. O temor de mais violência é o principal argumento das famílias e dos comerciantes, que são maioria entre os que descartam qualquer possibilidade de se tornarem  vizinhos de dependentes químicos e outros cidadãos com histórico de violência e passagens pela polícia.

Pelo acordo com a prefeitura, a dona da casa receberá aluguel mensal de R$ 8 mil, e as instalações serão preparadas para receber centenas de moradores até o dia 30 desse mês. O imóvel tem sete quartos, saguão amplo e vasta para externa, com capacidade de abrigar  todos os moradores de rua que, atualmente, perambulam dia e noite no Centro de Rio branco.

A manifestação foi confirmada por ao menos seis líderes comunitários e comerciantes num grupo de Whatsaap.

Um dos moradores da região, o dirigente partidário Lívio Veres, chegou a declarar que “a comunidade local não aceitar, em hipótese nenhuma, a permanência dos moradores de rua na Baixada da Sobral. Ele apresentou sua opinião durante uma sessão itinerante da Câmara Municipal (reveja abaixo).

 

Dirigente do PP também alopra: “resolvam seus problemas. Não queremos moradores de rua na Sobral”

Enem 2025: inglês teve vocabulário mais exigente e temas sociais

A prova de Inglês do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025, aplicada neste domingo (9), manteve seu perfil tradicional, mas apresentou um ligeiro...

Mudança nas regras do gás de cozinha levanta alerta de segurança

Presente em 100% dos municípios e em 91% dos lares brasileiros, o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) — o tradicional gás de cozinha —...

Vídeo mostra diretor de escola ajudando presos com drogas e celulares no AP

A Polícia Penal do Amapá identificou que um servidor da Escola Estadual São José (localizada dentro do prédio denominado Cadeião) era o responsável pela...