Advogado João Neto tem registro da OAB suspenso preventivamente

O Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB Bahia determinou a suspensão preventiva do advogado e influenciador digital João Neto. O acusado permanecerá por 90 dias sem exercer atividades judiciais, após obter liberdade condicional na última terça-feira (13).

A decisão foi tomada em uma julgamento do órgão na quinta-feira (8) da semana passada.

De acordo com a Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia, o processo instaurado foi “devido à gravidade de condutas incompatíveis com a dignidade da profissão”. Em nota, a entidade também afirmou que João Neto fez inúmeras falas nas redes sociais e em veículos jornalísticos que não se adequavam ao exercício profissional da advocacia.

O advogado, com mais de 2 milhões de seguidores, tornou-se conhecido pelo bordão “no coco e no relógio”, frase frequentemente repetida em seus vídeos. A frase significa “na cabeça e no coração”, possíveis alvos de disparos de armas de fogo que ele sugeria à sua audiência.

O bordão repercutiu negativamente, com alcance a nível nacional, o que afetou diretamente a OAB-BA.

Relembre o caso

João Neto, advogado influencer, foi preso em flagrante no dia 14 de abril deste ano, sob acusação de lesão corporal contra sua ex-namorada. A prisão ocorreu em Maceió, capital do estado de Alagoas.

Após a vítima buscar atendimento médico em um hospital da cidade, a Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) foi acionada para prender o acusado.

Na terça-feira (13), Neto ganhou liberdade condicional por decisão do 2º Juizado da Mulher de Maceió, que também impôs o uso de tornozeleira eletrônica e restrição de movimentações.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Este conteúdo foi originalmente publicado em Advogado João Neto tem registro da OAB suspenso preventivamente no site CNN Brasil.

Roberto Jefferson diz que tornozeleira “aperta o pé”; Moraes permite troca

A defesa do ex-deputado federal Roberto Jefferson, ex-dirigente do PTB, pediu que a equipe da Penitenciária do Rio de Janeiro fosse até sua casa...

Diarista é indiciada após postar foto com vestido furtado de patroa em MG

Uma diarista de 46 anos foi indiciada por furto, em Uberlândia, Minas Gerais, após se exibir em redes sociais usando um dos vestidos caros...

Análise: Hamas e Israel aceitam trégua patrocinada pelos EUA

O Hamas anunciou nesta sexta-feira (4) que aceitou os termos do acordo de cessar-fogo para a guerra contra Israel na Faixa de Gaza. A...