Entenda como funciona a eleição e a votação para presidente da CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) passa por nova turbulência política após Ednaldo Rodrigues ser afastado da presidência, em decisão da Justiça do Rio na última quinta-feira (15).

Com isso, a entidade informou a data da nova eleição para presidência. O pleito que definirá o substituto de Ednaldo Rodrigues no cargo está marcado para o dia 25 de maio.

As chapas com os candidatos à presidência poderão ser registradas no período de 18 a 20 de maio.

Além da escolha do novo presidente, serão eleitos também 8 vice-presidentes, 3 membros efetivos e 3 membros suplentes do Conselho Fiscal. O período de mandato do quadriênio é de 2025 a 2029.

Como funciona a eleição na CBF

Seguindo as regras eleitorais da CBF, os candidatos e seus vices precisam de, no mínimo, oito apoios do colégio federal, sendo quatro de federações e quatro de clubes, para estarem aptos a concorrer.

Os membros do Conselho Fiscal precisam de um apoio apenas, independente de federação ou clube.

Colégio eleitoral da CBF

  • 27 federações estaduais
  • 20 clubes da Série A
  • 20 clubes da Série B

Entenda o poder de cada voto

  • Federações possuem peso 3
  • Clubes da Série A possuem peso 2
  • Clubes da Série B possuem peso 1

Todo o processo de votação da CBF é feito de forma secreta. Vence a chapa e os conselheiros que tiverem a maioria simples de votos.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Entenda como funciona a eleição e a votação para presidente da CBF no site CNN Brasil.

Zelensky participará da missa inaugural do papa Leão XIV, diz Vaticano

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky participará da missa de posse do recém-eleito Papa Leão no domingo (18), junto com muitos outros líderes mundiais, informou...

Líder Supremo do Irã acusa Trump de mentir quando fala de paz

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, acusou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de ter mentido quando afirmou, durante sua viagem...

Agro brasileiro avança na China com novos acordos e escritório em Pequim

O agronegócio brasileiro tem estreitado como nunca os laços com a China, principal destino das exportações do setor. O movimento acontece em um momento estratégico:...