Senado aprova projeto que criminaliza tatuagens e piercings em pets

O Senado aprovou nesta terça-feira (20) um projeto de lei que prevê criminalizar tatuagens e piercings em cães e gatos para fins estéticos.

O texto, que sugere tornar a ação crime de maus tratos, segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Segundo o PL, a pena prevista para quem cometer o crime ou permitir a realização da prática é de 2 a 5 anos de reclusão. Além de multa e proibição da guarda do cão ou gato.

O projeto foi discutido inicialmente na Câmara dos Deputados a partir do texto de autoria do deputado Fred Costa (PRD-MG), que defende que os tutores não podem tomar a decisão de tatuar os pets apenas por conviver com os animais.

 

“Além do sofrimento causado pela dor, os animais tatuados são expostos a diversas outras complicações, como reações alérgicas à tinta e ao material utilizado no procedimento, infecções, cicatrizes, queimaduras e irritações crônicas”, defende o deputado.

Antes de chegar ao plenário do Senado Federal nesta terça-feira, a medida foi aprovada pela Comissão de Meio Ambiente (CMA) e pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, em 2022.

O procedimento é condenado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFM) e estados como Rio de Janeiro e Pernambuco, além do Distrito Federal já criminalizam de forma individual a prática.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Senado aprova projeto que criminaliza tatuagens e piercings em pets no site CNN Brasil.



Fonte: CNN

Com cobertura vacinal contra a gripe abaixo de 31% no Brasil, médica faz alerta

Em pleno inverno, com termômetros marcando média de 11ºC em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (7/7), um surto agressivo de gripe tem atingido...

Entenda o que ocorreu com Jamal Musiala, jogador do Bayern que chocou o mundo com lesão

No último sábado (5/7), durante a partida entre Paris Saint-Germain e Bayern de Munique, pelas quartas de final do Mundial de Clubes, uma imagem...

Vencendo o nº 1 do mundo, Dimitrov se lesiona e está fora de Wimbledon

Uma cena triste protagonizou a tarde de oitavas de final em Wimbledon. O tenista búlgaro Grigor Dimitrov, número 19 do ranking, vencia o número...