INSS adere ao “Enem dos Concursos” e ofertará 300 vagas de analista

A segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) contará com 300 vagas para o cargo de analista do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A autarquia é alvo de investigação da Polícia Federal (PF) e da Controladoria-Geral da União (CGU) por fraudes em descontos indevidos em aposentadorias e pensões.

O órgão teve uma queda de 49% no total de servidores entre 2014 e 2024, segundo dados do painel estatístico de pessoal do governo federal. A média do executivo é de 8%.

Com a adesão do INSS, o número de vagas do “Enem dos Concursos” subiu de 3.352 para 3.652, distribuídas por 36 instituições federais. O Ministério da Gestão prevê que o edital ficará disponível em julho deste ano, com as provas previstas para outubro.

A remuneração inicial do aprovado no concurso para analista do INSS poderá chegar a R$ 7.850,16, para jornada de 40 horas, e a R$ 5.886,91, para 30 horas.

O CNU está em fase de estruturação. Em abril, foi publicado o termo de referência que convocou as bancas interessadas na organização da seleção, pelo menos dez estão na disputa.

Somente depois da escolha e contratação da banca, serão iniciados os preparativos para o lançamento do edital.

No Concurso Unificado, as vagas são organizadas por blocos temáticos e uma mesma pessoa pode se candidatar a diferentes cargos e órgãos, pagando apenas uma taxa de inscrição.

As provas são realizadas em mais de 200 cidades, em todas as regiões do país. Uma das novidades do CNU 2025 será a aplicação das provas em duas datas.

Os candidatos realizarão as provas objetivas no dia 5 de outubro e somente os aprovados farão as discursivas no dia 7 de dezembro.

Redução

Com a redução no quadro de pessoal do INSS, quase todos os cargos foram afetados. Entre técnicos do seguro social, carreira que corresponde a 70% da força de trabalho do INSS, o número de profissionais foi de 23,3 mil a 13,6 mil em dez anos — um decréscimo de 41%.

Apesar da redução no quadro de pessoal, o número de funcionários sem estabilidade cresceu no INSS. Os celetistas tiveram um aumento de 268%, indo de 131 em 2014 a 482 no ano passado.

O INSS conta ainda com um número elevado de cargos obsoletos que já foram extintos, o que também explica a redução no total de profissionais. Pelo menos três mil servidores, ou 15% da força de trabalho do órgão, ocupam funções como datilógrafo e ascensorista.

Este conteúdo foi originalmente publicado em INSS adere ao “Enem dos Concursos” e ofertará 300 vagas de analista no site CNN Brasil.

Por unanimidade, STF nega ação do PT sobre prestação de contas eleitorais

O Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou por unanimidade, nesta quarta-feira (21), uma ação apresentada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) que questionava regras do Tribunal...

Irmãos são presos por manterem corpo do pai por meses em casa no RJ

Policiais civis da 37ª DP (Ilha do Governador) cumpriam mandados de busca e apreensão nesta quarta-feira (21) quando se depararam com uma cena chocante:...

“Grey’s Anatomy”: Disney fará “vestibular” para testar conhecimento dos fãs

O streaming Disney+ realizará no próximo domingo (25), em uma universidade de São Paulo, o “Vestibular Grey’s Anatomy”, que busca testar o conhecimento dos...