Dormir mal eleva a pressão arterial: veja dicas para melhorar o sono

Mais de 30% da população adulta no Brasil sofre de hipertensão, segundo dados do Ministério da Saúde. O problema é que, como a doença é conhecida por ser “silenciosa”, pode ser difícil descobrí-la logo e sérias complicações, como infarto, AVC e insuficiência renal, podem surgir.

Embora fatores como genética, sedentarismo e alimentação sejam amplamente discutidos, um dos vilões menos lembrados, mas igualmente importantes, é o sono. Uma pesquisa publicada no Journal of Clinical Sleep Medicine revelou que pessoas com apneia obstrutiva do sono, por exemplo, têm risco até três vezes maior de desenvolver hipertensão.

E não é só nos casos de apneia não, viu? O Instituto do Sono, referência em pesquisas no Brasil, aponta que a má qualidade do sono, no geral, está presente em cerca de 60% dos pacientes com pressão alta.

“Distúrbios como apneia, insônia crônica e síndrome das pernas inquietas interferem diretamente na arquitetura do sono, impedindo que o corpo atinja estágios profundos e restauradores. Essa fragmentação do descanso pode causar um desbalanço nos sistemas cardiovascular e hormonal, contribuindo para o aumento da pressão arterial”, explica Sara Giampá, pesquisadora científica do InCor e da Biologix, healthtech especializada em saúde do sono.

Por outro lado, dormir bem é uma ótima medida para ajudar a controlar a hipertensão. O sono deve ser de 7 e 9 horas por noite e em um ambiente adequado e com rotina consistente para contribuir nesse sentido.

Veja as dicas para dormir melhor no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Atlético-MG visita Palmeiras no Allianz com chance de entrar no G6

O Atlético-MG enfrentará o Palmeiras, neste domingo (20), às 17h30 (de Brasília), no Allianz Parque, em São Paulo, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro, em busca de entrar no...

Prisão, sede e medalhas: relembre as polêmicas com José Maria Marín na CBF

O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, José Maria Marín morreu neste domingo (20), aos 93 anos. A CBF lamentou a morte do ex-dirigente. Com a...

Fernanda Torres faz aparição rara praticando exercícios ao ar livre

Não foi uma manhã fria de domingo no Rio de Janeiro que impediu Fernanda Torres, 59, de praticar seus exercícios. A vencedora do Globo de...