Marinha alerta para ondas de até 2,5 metros no litoral de SP e RJ; entenda

A Marinha do Brasil emitiu um alerta para ressaca marítima entre Ubatuba, litoral norte de São Paulo, e Arraial do Cabo, na costa do Rio de Janeiro, com ondas que podem atingir até 2,5 metros de altura na noite desta sexta-feira (23).

A instabilidade do tempo é causada pela passagem de uma frente fria, que favorece a formação de nuvens carregadas e o aumento da umidade no leste de São Paulo e Rio de Janeiro. A configuração dos ventos após a passagem do sistema também contribui para a intensificação da chuva e do mar agitado.

Segundo a Climatempo, além da ressaca, está prevista a chegada da primeira grande onda de frio do ano entre o final de maio e o início de junho de 2025, trazendo temperaturas negativas no Sul do Brasil, geada generalizada e friagem na Região Norte.

Esta sexta-feira (23), será marcada por tempo severo no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro. A atuação de uma frente fria, combinada com o forte transporte de umidade do oceano para o continente, mantém as regiões em risco para chuva volumosa.

As cidades do litoral norte paulista e da Costa Verde fluminense, como Paraty e Angra dos Reis, estão na rota da chuva mais intensa.

Maiores acumulados de chuva previstos:

Rio de Janeiro:

  • Paraty: 60 mm
  • Angra dos Reis: 60 mm
  • Rio de Janeiro (capital): 25 mm
  • Nova Iguaçu: 25 mm

São Paulo:

  • Ubatuba: 60 mm
  • São Sebastião: 25 mm
  • Caraguatatuba: 25 mm
  • Ilhabela: 25 mm

No sábado (24), a frente fria começa a se afastar, mas o tempo permanece instável, com possibilidade de chuva fraca a moderada, principalmente no litoral fluminense. Em São Paulo, a chuva perderá intensidade em comparação com a sexta-feira (23).

Frente fria

Uma potente massa de ar de origem polar deve atingir o Brasil entre o final de maio e o início de junho de 2025, trazendo a primeira grande onda de frio do ano. As informações são da Climatempo.

A previsão indica temperaturas negativas na Região Sul, geada generalizada e friagem na Região Norte. O avanço continental da massa de ar frio, deslocando-se pelo interior do continente, poderá causar temperaturas baixas em áreas do Sudeste e Centro-Oeste.

A onda de frio pode ocorrer em dois pulsos. O primeiro, previsto para o dia 27 de maio, trará chuva sobre o Sul do Brasil , avançando para outras áreas. O segundo no início de junho, deve levar o ar frio para as regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Os primeiros dias de junho podem apresentar recordes de baixa temperatura nos estados afetados do Sul, Sudeste, Centro-Oeste e partes do Norte, com possibilidade de um novo recorde de menor temperatura de 2025 no Brasil. Além disso, há previsão de mar agitado e ressaca no litoral do Sul e Sudeste, devido à formação de um ciclone extratropical.

Sean Diddy Combs surge irreconhecível na prisão. Veja foto

Sean Diddy Combs surgiu irreconhecível após os primeiros dias na prisão Fort Dix, em Nova Jersey. Fotos obtidas pela CBS News mostra o cantor...

Pelo menos 20 soldados morreram em acidente aéreo na Geórgia, diz Turquia

Pelo menos 20 soldados morreram em uma queda de uma aeronave militar na Geórgia na terça-feira (11), informou o ministério da Defesa da Turquia...

Análise: China viu na transição energética oportunidade de inserção global

A China está redefinindo o cenário global da transição energética ao disponibilizar equipamentos de energia limpa a preços acessíveis para países emergentes. O analista de...