A vitória do ator Wagner Moura e do diretor Kleber Mendonça Filho no Festival de Cannes 2025 pelo filme brasileiro “Agente Secreto” foi celebrada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outras autoridades brasileiras. Eles venceram o prêmio de Melhor Ator e Melhor Diretor, respectivamente.
Em publicação no X, Lula disse que a premiação mostra que o cinema do Brasil “não deve nada para ninguém”. No post, o presidente também afirmou que a conquista reconhece a arte brasileira.
“Seguiremos encantando os públicos e os críticos ao redor do planeta com filmes que mostram nosso talento, nossa cultura e capítulos importantes de nossa própria história”, escreveu Lula.
O vice-presidente Geraldo Alckmin também celebrou a vitória de Wagner Moura e Kleber Mendonça Filho. Para Alckmin, a premiação representa um marco para o cinema brasileiro.
“Suas vitórias não só celebram seus talentos individuais, mas também representam um marco para o cinema brasileiro, destacando a riqueza da nossa cultura no cenário internacional. Parabéns a esses gigantes do cinema! Que suas conquistas inspirem novas gerações e tragam ainda mais alegria ao nosso país”, disse o vice-presidente.
Veja a repercussão:
Lula, presidente da República
“Hoje é dia de sentir ainda mais orgulho de ser brasileiro. De comemorar o reconhecimento que nossa arte tem no mundo. E de curtir a felicidade de viver em um país que tem gigantes do porte de Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura.
Os dois prêmios que O Agente Secreto conquistou há pouco no festival de Cannes – melhor diretor e melhor ator – mostram que o cinema de nosso país não deve nada para ninguém.
E que seguiremos encantando os públicos e os críticos ao redor do planeta com filmes que mostram nosso talento, nossa cultura e capítulos importantes de nossa própria história.”
Geraldo Alckmin, vice-presidente da República
“É de ouro e é do Brasil! Nossos talentosos Kléber Mendonça Filho e Wagner Moura brilharam no Festival de Cannes, conquistando os prêmios de Melhor Diretor e Melhor Interpretação Masculina, respectivamente, pelo filme O Agente Secreto. Suas vitórias não só celebram seus talentos individuais, mas também representam um marco para o cinema brasileiro, destacando a riqueza da nossa cultura no cenário internacional. Parabéns a esses gigantes do cinema! Que suas conquistas inspirem novas gerações e tragam ainda mais alegria ao nosso país.”
Margareth Menezes, ministra da Cultura:
“O talento brasileiro foi reconhecido no palco mais prestigiado do cinema mundial!
Parabéns, Wagner Moura, por conquistar o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes! Sua atuação no filme “O agente secreto” foi potente e emocionou o mundo”.
“Deu Brasil de novo!!! Que alegria ver o cinema brasileiro brilhar no mundo!
Parabéns, Kleber Mendonça Filho, pelo prêmio de Melhor Direção no Festival de Cannes! Uma conquista imensa que reconhece o talento e a originalidade de um dos grandes nomes do nosso audiovisual.”
Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego
“Parabéns Wagner Moura. O cinema brasileiro está dando um show. E você é parte importante dessa história. #oagentesecreto #wagnermoura #Cannes2025”
Alexandre Padilha, ministro da Saúde
“O BRASIL PREMIADO EM CANNES!
Kleber Mendonça Filho, o melhor diretor, e Wagner Moura, o melhor ator. O cinema brasileiro mais uma vez nos orgulha muito! Parabéns Kleber, Wagner e toda equipe do filme O Agente Secreto!”
Paulo Pimenta, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social
“O cinema brasileiro brilhou em Cannes!
Wagner Moura venceu o prêmio de Melhor Ator e Kleber Mendonça Filho levou o prêmio de Melhor Direção na 78ª edição do Festival de Cannes, com o filme O Agente Secreto.
É a primeira vez que um brasileiro conquista o prêmio na categoria masculina de atuação. Um marco pro nosso cinema”.