Clubes ameaçam boicotar eleição para presidente da CBF. Entenda

A CBF elege, neste domingo (25/5), o novo presidente da entidade. O pleito acontece a partir das 10h30, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Com chapa única inscrita, Samir Xaud será eleito o próximo mandatário da confederação, para o quadriênio de 2025 a 2029. 20 clubes brasileiros ameaçam boicotar a eleição.

Na noite da última quarta-feira (21/5), 20 clubes do futebol brasileiro publicaram manifesto conjunto para informar a sua ausência no pleito deste domingo (25/5). O boicote é uma forma de protesto das equipes, que não concordaram com a forma coma eleição foi conduzida.

Leia também

“Sem clube não tem futebol”, diz a nota publicada por 20 equipes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Ainda no comunicado, as equipes pedem por “democracia, transparência e representatividade” no futebol nacional.

América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport assinaram a nota.

Ausência de registro para votação

Ao todo, o colégio eleitoral é composto pelas 27 federações de futebol nacionais, além das 20 equipes da primeira e segunda divisões do Brasileirão. Pela primeira vez na história, o pleito deste domingo contará com urna eletrônica na sede da entidade.

Alé do voto presencial, as eleições também possuíam a opção de voto à distância. Desta forma, os clubes que estivessem impossibilitados de comparecer à sede da CBF para a votação, devido à rodada de domingo do Brasileirão, poderiam votar on-line.

Pela internet, os votantes deveriam realizar o registro e confirmar a sua identidade através da câmera. Na sequência, os votos para para presidente e vice-presidentes seriam computados, seguidos pela votação nos membros do conselho. Havia a possibilidade de voto nulo. Após o prazo final para a solicitação, no entanto, nenhum clube tinha realizado o pedido.

Apoio à chapa de Samir Xaud

“Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização” é o nome dado à chapa única que concorre à presidência da CBF. A candidatura de Samir Xaud contou com o apoio de 25 federações, além de 10 clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro.

Entre as federações nacionais, apenas São Paulo e Mato Grosso não apoiaram a chapa de Samir Xaud. Já entre os clubes, Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda declararam apoio ao médico infectologista.

Panorama geral

Ao todo, 40 clubes têm direito ao voto no pleito deste domingo. Destes, 10 declararam apoio à chapa de Samir Xaud, enquanto 20 assinaram o manifesto que informa o boicote à eleição.

Outros nove clubes que, inicialmente, se declararam insatisfeitos com a condução do pleito para o novo presidente da CBF ainda não se pronunciaram. O Athletic é o único time que permanece neutro e sem posicionamento claro.

Entenda o cenário

  • 10 clubes apoiam a eleição de Samir. São eles: Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.
  • 20 clubes ameaçam boicote ao pleito. São eles: América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo e Sport.
  • Nove clubes insatisfeitos não assinaram a nota declarando boicote. São eles: Atlético-MG, Avaí, Bahia, Bragantino, Ceará, Ferroviária, Vila Nova e Vitória.
  • O Athletic clube permanece neutro.

Confira o comunicado dos clubes na íntegra:

“SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

O futuro do futebol brasileiro precisa ser pautado pela democracia, transparência e representatividade.

Neste domingo, haverá eleição para o próximo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), mas não compareceremos à votação por discordarmos do processo vigente.

Estaremos prontos para conversar com a nova gestão, a partir da próxima semana, para que juntos possamos debater como mudar o processo eleitoral e outras demandas dos clubes em prol de um futebol cada vez melhor.

SEM CLUBE NÃO TEM FUTEBOL

América-MG, Athletico-PR, Atlético-GO, Botafogo-SP, Chapecoense, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Cuiabá, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Internacional, Operário-PR, Juventude, Mirassol, Novorizontino, Santos, São Paulo, Sport.”



Fonte: Metrópoles

Saiba quais clubes compareceram à eleição para presidente da CBF

A eleição para a presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) aconteceu neste domingo (25), no Rio de Janeiro. O pleito elegeu o roraimense...

IBGE divulga dados sobre educação de pessoas com autismo

De acordo com o Censo Demográfico 2022, divulgado no último dia 23 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem 2,4...

Após Cannes, veja quais os próximos festivais de cinema em 2025

O Festival de Cannes, um dos mais famosos e mais importantes da indústria cinematográfica, terminou neste sábado (24) com duas vitórias históricas para o...