Ataque em entrega de alimentos em Gaza deixa um morto e quase 50 feridos

Autoridades de saúde palestinas informaram nesta quarta-feira (28) que uma pessoa foi morta a tiros e 48 ficaram feridas durante o primeiro dia de entrega de alimentos à população de Gaza na terça-feira (27).

Durante o tumulto causado pelo aglomerado de pessoas buscando pela ajuda humanitária, tropas israelenses dispararam tiros de advertência e os funcionários americanos, que supervisionavam o local, se retiraram por um momento.

Wafiq Qdeih, que havia ido na esperança de receber ajuda, disse: “Eles querem ordem, mas não haverá ordem porque são pessoas desesperadas que querem comer e beber.”

“O exército israelense estava atirando para o alto, e os americanos e seus funcionários recuaram, impossibilitando a distribuição de ajuda à população.”

Vários moradores que tentavam obter ajuda disseram à CNN que estavam gratos pela comida que receberam, mas descreveram longas caminhadas para chegar ao centro de distribuição, filas de horas e confusão generalizada.

“O lugar é muito longe e lutamos até chegar. Estou cansado e exausto. Como eles podem fornecer comida para todas essas pessoas? Há muitas pessoas aqui; a segurança não conseguirá controlar todas”, afirmou Abu Ramzi.

Um bloqueio israelense de 11 semanas à ajuda humanitária empurrou a população do território, de mais de 2 milhões de palestinos, para a fome e para uma crise humanitária cada vez mais profunda, com a primeira retomada da ajuda humanitária chegando lentamente.

Vídeos do local de distribuição em Tel al-Sultan, administrado pela Fundação Humanitária de Gaza (GHF na sigla em inglês), mostraram grandes multidões invadindo as instalações, derrubando algumas das cercas e aparentemente escalando barreiras projetadas para controlar o fluxo da multidão.

A GHF informou ter distribuído cerca de 8.000 caixas de alimentos, totalizando 462 mil refeições em Gaza até o momento.

A organização afirma que o fluxo de refeições aumentará a cada dia, com a meta de entregar alimentos a 1,2 milhão de pessoas — 60% da população de Gaza — até o final da semana.

Fe Paes Leme explica por que não dá entrevistas sobre a morte de Preta Gil

A atriz e apresentadora Fernanda Paes Leme, 42, afirmou que não dará entrevistas sobre a morte da cantora Preta Gil, que faleceu no domingo...

Maria Bethânia dá adeus a Preta Gil com cliques antigos: “Imenso silêncio”

Preta Gil morreu aos 50 anos no último domingo (20), em decorrência de um câncer de intestino.  Maria Bethânia, 79, uma das amigas pessoais da...

Vestibulinho das Etecs anuncia ajustes no calendário de matrículas

Foi realizada na última sexta-feira (18) a convocação de matrícula dos candidatos aprovados no processo seletivo das Etecs (Escolas Técnicas Estaduais) do CPS (Centro Paula...