EUA não vão tolerar “exploração” de universidades pela China, diz porta-voz

Os Estados Unidos não irão tolerar a “exploração” de universidades americanas pelo Partido Comunista Chinês nem o roubo de pesquisas e propriedade intelectual americanas, afirmou a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, nesta quinta-feira (29).

Bruce se recusou a fornecer números sobre quantos estudantes chineses seriam afetados por um novo plano de revogação “agressiva” de vistos anunciado na quarta-feira (28), mas afirmou que as autoridades examinariam qualquer pessoa “considerada uma ameaça ao país ou um problema”.

De toda forma, a porta-voz se recusou a detalhar como seriam determinados os estudantes que representam uma ameaça.

Ao anunciar a nova medida, o secretário de Estado Marco Rubio afirmou que ela teria como alvo estudantes, incluindo aqueles com conexões com o Partido Comunista Chinês (PCC) ou que estudam em áreas críticas.

“Quando se trata de manter a segurança dos Estados Unidos, nosso país, posso afirmar aqui, não tolerarão a exploração de universidades americanas pelo Partido Comunista Chinês ou o roubo de propriedade intelectual ou tecnologias de pesquisa americanas para aumentar seu poder militar, realizar coleta de inteligência ou reprimir vozes de oposição”, disse Bruce.

O anúncio sobre os portadores de visto de estudante chinês ocorreu depois do governo Trump ordenar o bloqueio de novos agendamentos para interessados em vistos de estudante e de intercâmbio.

Questionado sobre quando os agendamentos voltariam a ser realizados online, Bruce não informou, mas recomendou que os candidatos continuassem verificando o sistema de vistos dos EUA para novos agendamentos.

Senado dos EUA avança com projeto para encerrar paralisação do governo

O Senado dos EUA avançou, na madrugada desta segunda-feira (10), na votação de um projeto que prevê a extensão do financiamento do governo até...

Com golaços e falha bizarra, Fortaleza e Grêmio empatam pelo Brasileirão

Fortaleza e Grêmio protagonizaram um duelo eletrizante neste domingo (9), no Castelão, pela 33ª rodada do Brasileirão. O empate em 2 a 2 deixa o...

Palmeiras perde para o Mirassol e vê Flamengo colar na liderança

No dia que comemora 100 anos de existência, o Mirassol deu um grande presente para seus torcedores. No Maião, o Leão venceu o Palmeiras...