EUA não vão tolerar “exploração” de universidades pela China, diz porta-voz

Os Estados Unidos não irão tolerar a “exploração” de universidades americanas pelo Partido Comunista Chinês nem o roubo de pesquisas e propriedade intelectual americanas, afirmou a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Tammy Bruce, nesta quinta-feira (29).

Bruce se recusou a fornecer números sobre quantos estudantes chineses seriam afetados por um novo plano de revogação “agressiva” de vistos anunciado na quarta-feira (28), mas afirmou que as autoridades examinariam qualquer pessoa “considerada uma ameaça ao país ou um problema”.

De toda forma, a porta-voz se recusou a detalhar como seriam determinados os estudantes que representam uma ameaça.

Ao anunciar a nova medida, o secretário de Estado Marco Rubio afirmou que ela teria como alvo estudantes, incluindo aqueles com conexões com o Partido Comunista Chinês (PCC) ou que estudam em áreas críticas.

“Quando se trata de manter a segurança dos Estados Unidos, nosso país, posso afirmar aqui, não tolerarão a exploração de universidades americanas pelo Partido Comunista Chinês ou o roubo de propriedade intelectual ou tecnologias de pesquisa americanas para aumentar seu poder militar, realizar coleta de inteligência ou reprimir vozes de oposição”, disse Bruce.

O anúncio sobre os portadores de visto de estudante chinês ocorreu depois do governo Trump ordenar o bloqueio de novos agendamentos para interessados em vistos de estudante e de intercâmbio.

Questionado sobre quando os agendamentos voltariam a ser realizados online, Bruce não informou, mas recomendou que os candidatos continuassem verificando o sistema de vistos dos EUA para novos agendamentos.

“Chegar e entrar”: Pacaembu aposta na democratização do acesso após reforma

A Mercado Livre Arena Pacaembu reabriu as portas ao público com acesso livre ao complexo. A proposta é que o estádio funcione como um...

“Diferente de tudo o que já fiz”, diz Tom Hiddleston sobre “A Vida de Chuck

Baseado no conto de Stephen King, “A Vida de Chuck” estreia nos cinemas nacionais em setembro, e promete emocionar não apenas por sua história...

Bolsas da Ásia fecham majoritariamente em baixa, mas Tóquio sobe quase 2%

As bolsas asiáticas fecharam majoritariamente em baixa nesta sexta-feira (8), mas a de Tóquio avançou quase 2%, após autoridades japonesas dizerem que resolveram questões...