Fraudes no INSS: ressarcimento será feito com recursos da União, diz AGU

O ministro-chefe da Advocacia Geral da União (AGU), Jorge Messias, afirmou nesta sexta-feira (30), que o ressarcimento dos aposentados e pensionistas lesados com descontos indevidos no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), será realizado com recursos da União.

As datas de pagamento, porém, ainda não foram divulgadas. Segundo Messias, o calendário de ressarcimento das vítimas deve ser anunciado na próxima semana.

“O governo federal vai pagar com recursos da União e nós vamos nos ressarcir dessas entidades a partir da venda dos bens bloqueados”, afirmou o ministro durante visita à sede dos Correios, em Brasília.

Segundo Messias, uma das principais preocupações da AGU é fazer o pagamento com celeridade e de “forma mais segura possível” para os beneficiários. A agenda de ressarcimentos deve ser anunciada na próxima semana.

“Nós temos que garantir o direito de regresso da União contra as entidades que fraudaram os aposentados e pensionistas. […] O que nós não podemos é pagar os aposentados e não ter a condição de ter o ressarcimento garantido para os cofres da União.”

Na terça-feira (27), o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) se reuniu e decidiu que todos os aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos devem receber o pagamento até 31 de dezembro deste ano.

Atendimento nos Correios

Os Correios começaram nesta sexta-feira a atender os aposentados e pensionistas do INSS que sofreram descontos indevidos.

Os beneficiários poderão consultar, contestar e acompanhar a análise de descontos diretamente nas agências dos Correios. Serão cerca de 5 mil agências habilitadas, em todo país, para atender a demanda.

“Muitos aposentados e pensionistas, até mesmo em razão da idade, não tem familiaridade com a tecnologia, ou não confiam simplesmente na tecnologia”, disse Messias sobre o apoio dos Correios.

*Sob supervisão de Mayara da Paz

Pesquisa mostra o alto teor nutricional dos frutos do Cerrado

Abacaxi-do-cerrado, angelim-rasteiro, araçá-do-campo, araticum, caraguatá, lobeira e pequi são os frutos esmiuçados por pesquisadores em uma parceria da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)...

Fruta de ouro: opção tropical nutritiva tem mais proteína que a banana

Pequena, amarela e de sabor marcante, o murici, também chamado de nance ou nanche, cresce entre o Brasil e o México e ganha destaque...

Clube desiste de atacante que pediu que Israel “apagasse Gaza do mapa”

O Fortuna Düsseldorf desistiu da contratação do atacante israelense Shon Weissman após protestos por parte da torcida. Pelas redes sociais, o atleta pediu que...