Recursos do aumento do IOF são necessários, diz Alckmin

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou nesta sexta-feira (30) que a arrecadação prevista com o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é necessária para garantir o equilíbrio das contas públicas em 2025.

Alckmin foi questionado por jornalistas se o governo pretende manter o decreto que eleva o IOF ou apresentar uma proposta alternativa ao Congresso Nacional.

“Os recursos são necessários. Se houver uma proposta melhor, deve-se discutir, mas essa medida foi bastante debatida e é importante”, disse.

Segundo o vice-presidente, o governo está preocupado com o nível atual da taxa básica de juros, e a elevação do IOF pode contribuir para evitar novos aumentos da Selic.

“O que nos preocupa é a taxa de juros, que está muito elevada. Essa medida do IOF visa justamente evitar uma alta maior da Selic e pode até ajudar na sua queda mais rápida”, afirmou Alckmin.

Após anunciar o aumento do IOF como medida arrecadatória para tentar garantir o cumprimento da meta fiscal, o governo passou a enfrentar pressão do mercado e de parlamentares, que reagiram negativamente à proposta.

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), deu um prazo de 10 dias para que a equipe econômica proponha uma alternativa.

A exigência veio após a insatisfação de parlamentares com o aumento do tributo e a ameaça de derrubada da proposta pelo Legislativo, o que comprometeria os cálculos da equipe econômica. O governo espera arrecadar cerca de R$ 18 bilhões em 2025 com a medida.

Homem é preso ao manter ex-namorada grávida em cárcere privado em SP

Uma mulher grávida de oito meses foi sequestrada pelo ex-namorado e mantida em cárcere privado por dois dias em Itirapina, cidade localizada no interior...

Médica explica perigos do uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento

Novos concorrentes nacionais de medicamentos emagrecedores como Ozempic, Wegovy e Mounjaro chegam às farmácias brasileiras nesta segunda-feira (4). Em entrevista à CNN, a endocrinologista Deborah...

Vídeo: Vulcão na Rússia entra em erupção após 600 anos

O vulcão Krasheninnikov, localizado na região de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em 600 anos. Esse fenômeno pode...