Análise: Redução da perspectiva de rating do Brasil é recado para governo

A agência de classificação de risco Moody’s rebaixou a perspectiva da nota de crédito do Brasil de “positiva” para “estável”, sinalizando um alerta significativo para o governo brasileiro.

A decisão, anunciada na sexta-feira (30), manteve o rating do país em Ba1, um nível abaixo do grau de investimento.

De acordo com a análise da Moody’s, o rebaixamento da perspectiva se deve a três fatores principais: preocupação com a capacidade de pagamento da dívida, progresso mais lento que o esperado nas reformas estruturais e a rigidez dos gastos públicos.

 

 

Impacto na credibilidade fiscal

Segundo a analista de economia da CNN Débora Oliveira, a agência reconhece os avanços nas metas fiscais e o crescimento do PIB no primeiro trimestre, que foi de 1,4%.

No entanto, aponta que a situação fiscal do país piorou, destacando a lentidão na construção de credibilidade fiscal.

O Tesouro Nacional, vinculado ao Ministério da Fazenda, respondeu à decisão da Moody’s afirmando que o governo continua empenhado em melhorar os resultados fiscais e em prosseguir com as reformas estruturais.

Contudo, a agência avalia que o ritmo dessas mudanças tem sido mais lento do que o necessário.

Impacto no cenário econômico

Essa redução na perspectiva de crescimento é um recado claro para o governo brasileiro, diz Débora.

As agências de classificação de risco utilizam uma escala de 21 graus de investimento, e o Brasil atualmente ocupa o 11º lugar na avaliação da Moody’s.

A mudança de perspectiva de “positiva” para “estável” indica que a agência não vê, no curto prazo, a possibilidade de o Brasil avançar para o grau de investimento, status perdido em 2016.

Assim, essa alteração pode impactar a confiança dos investidores e influenciar os juros que o país paga para se financiar.

O cenário econômico global também apresenta desafios adicionais. As recentes tensões comerciais, como o anúncio de Donald Trump sobre o aumento de tarifas para o aço e o alumínio, podem afetar as exportações brasileiras, considerando que os Estados Unidos são um dos principais compradores desses produtos do Brasil.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Triptofano: confira 6 fontes naturais do aminoácido da felicidade

O triptofano é um aminoácido essencial que, apesar de ser necessário para o bom funcionamento do corpo, não é produzido pelo organismo humano. Sua...

Vitamina B3 com chá verde pode ajudar a proteger o cérebro, diz estudo

Um novo estudo da Universidade da Califórnia, em Irvine, nos Estados Unidos, divulgado em 2 de agosto na revista Springer Nature, revelou que a...

Equipe gaúcha inicia recuperação judicial após eliminação na Série D

O Metrópoles transmitirá pelo YouTube, ao vivo e com imagens, todos os 16 jogos de volta da 2ª fase do Brasileirão Will Bank Série D 2025 neste fim...