Projeto proíbe divulgação de imagens de vítimas de crimes ou acidentes

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe a divulgação de imagens de vítimas de crimes ou acidentes, tanto por pessoas quanto por meios de comunicação, inclusive na internet.

A única exceção é quando veículos de imprensa divulgam informações de interesse público.

O projeto aprovado reúne outras ideias de projetos parecidos, com mudanças feitas pelo relator, deputado Diego Coronel (PSD-BA).

Quem divulgar imagens que mostrem ou identifiquem a vítima sem o consentimento dela ou de seu responsável legal poderá pegar de um a três anos de prisão. A regra vale para vítimas vivas ou mortas.

O relator afirmou que o objetivo é combater o “sensacionalismo criminoso”, ou seja, o uso de imagens chocantes e desrespeitosas que não ajudam em nada na resolução do caso.

Segundo Diego Coronel, mostrar essas imagens só expõe ainda mais pessoas que já estão em uma situação de dor e vulnerabilidade.

Agora, o projeto segue para ser votado no plenário da Câmara. Se for aprovado, ainda precisará passar pelo Senado antes de virar lei.

*Com informações da Agência Câmara

Grêmio vence Novo Hamburgo e vai à semifinal do Campeonato Gaúcho

O Grêmio venceu o Novo Hamburgo por 1 x 0, na noite deste sábado (7/2), na Arena, e se classificou para a semifinal do...

Com gol de pênalti, XV de Piracicaba vence Ferroviária no Paulistão A2

O XV de Piracicaba venceu a Ferroviária por 1 x 0, nesta sábado (7/2), na Arena Fonte Luminosa, pela 8ª rodada do Paulistão A2...

Candangão: Samambaia atropela o Brasília e volta a ser vice-líder

Eficaz, o Cachorro Salsicha fez um grande jogo em casa, venceu o Brasília e agora é o segundo colocado no Candangão Fonte: Metrópoles