Projeto proíbe divulgação de imagens de vítimas de crimes ou acidentes

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe a divulgação de imagens de vítimas de crimes ou acidentes, tanto por pessoas quanto por meios de comunicação, inclusive na internet.

A única exceção é quando veículos de imprensa divulgam informações de interesse público.

O projeto aprovado reúne outras ideias de projetos parecidos, com mudanças feitas pelo relator, deputado Diego Coronel (PSD-BA).

Quem divulgar imagens que mostrem ou identifiquem a vítima sem o consentimento dela ou de seu responsável legal poderá pegar de um a três anos de prisão. A regra vale para vítimas vivas ou mortas.

O relator afirmou que o objetivo é combater o “sensacionalismo criminoso”, ou seja, o uso de imagens chocantes e desrespeitosas que não ajudam em nada na resolução do caso.

Segundo Diego Coronel, mostrar essas imagens só expõe ainda mais pessoas que já estão em uma situação de dor e vulnerabilidade.

Agora, o projeto segue para ser votado no plenário da Câmara. Se for aprovado, ainda precisará passar pelo Senado antes de virar lei.

*Com informações da Agência Câmara

PM de folga reage a assalto e atira em criminoso em SP

Um policial militar de folga reagiu a uma tentativa de assalto e baleou um dos criminosos que o abordaram na Marginal Pinheiros, na quarta-feira...

Vestibular Unicamp 2026: veja como pedir atendimento especializado na prova

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2026 começam nesta sexta-feira (1º). Nesta edição, o processo seletivo – um dos mais concorridos no país –...

Vídeo mostra “lagosta-boxeadora” lutando contra turista: “Me deu um boxe”

Um encontro inesperado, no último dia 6 de julho, na praia do Guaraú, em Peruíbe, no litoral de São Paulo, colocou o influenciador Rafael...