O que se sabe sobre ataque contra comunidade judaica durante ato nos EUA

O FBI está investigando o que as autoridades chamam de ataque antissemita na cidade de Boulder, Colorado, durante um encontro semanal de membros da comunidade judaica.

Oito pessoas ficaram feridas, informou a polícia local.

O suspeito, Mohamed Sabry Soliman, usou um lança-chamas improvisado e jogou um dispositivo incendiário na multidão, além de gritar “Palestina Livre”, disse o agente especial do FBI em Denver, Mark Michalek, durante uma coletiva de imprensa no domingo (1º).

Ataque

O crime ocorreu durante um evento da Boulder Run for Their Lives — uma reunião semanal de membros da comunidade judaica destinada a apoiar os reféns dos ataques de 7 de outubro em Israel em 2023, segundo a Liga Antidifamação.

Vítimas

Oito feridos, quatro mulheres e quatro homens, com idades entre 52 e 88 anos, foram levados a hospitais na região metropolitana de Denver, capital do estado, relataram autoridades de Boulder.

O FBI afirmou inicialmente que seis pessoas ficaram feridas no ataque, com o número sendo atualizado horas depois.

Suspeito

Soliman, de 45 anos, agiu sozinho e não faz parte de um grupo ou rede maior, disse Michalek. Em 2005, seu visto de entrada nos Estados Unidos foi negado, segundo fontes à CNN.

Não está claro quando ou como o suspeito entrou no país.

Possíveis acusações

O suspeito será indiciado nos próximos dias, segundo o promotor público do Condado de Boulder, Michael Dougherty. Acusações criminais federais são esperadas no caso, conforme fonte da CNN familiarizada com a investigação.

Não está claro se Soliman tem um advogado neste momento.

 

Senadores preparam “arsenal” e levam aos EUA até resposta sobre 25 de Março

A comitiva de senadores que começa a embarcar nesta sexta-feira (25) a Washington, capital dos Estados Unidos, preparou um “arsenal” de dados e argumentos...

Encomendas de bens de capital dos EUA têm queda inesperada em junho

As novas encomendas de bens de capital manufaturados nos Estados Unidos tiveram queda inesperada em junho, sugerindo uma retração nos gastos das empresas com...

Israel e EUA avaliam opções alternativas sobre Gaza e Hamas, diz Netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que Israel está considerando “opções alternativas” para resgatar os reféns do Hamas e pôr fim ao regime...