O que se sabe sobre ataque contra comunidade judaica durante ato nos EUA

O FBI está investigando o que as autoridades chamam de ataque antissemita na cidade de Boulder, Colorado, durante um encontro semanal de membros da comunidade judaica.

Oito pessoas ficaram feridas, informou a polícia local.

O suspeito, Mohamed Sabry Soliman, usou um lança-chamas improvisado e jogou um dispositivo incendiário na multidão, além de gritar “Palestina Livre”, disse o agente especial do FBI em Denver, Mark Michalek, durante uma coletiva de imprensa no domingo (1º).

Ataque

O crime ocorreu durante um evento da Boulder Run for Their Lives — uma reunião semanal de membros da comunidade judaica destinada a apoiar os reféns dos ataques de 7 de outubro em Israel em 2023, segundo a Liga Antidifamação.

Vítimas

Oito feridos, quatro mulheres e quatro homens, com idades entre 52 e 88 anos, foram levados a hospitais na região metropolitana de Denver, capital do estado, relataram autoridades de Boulder.

O FBI afirmou inicialmente que seis pessoas ficaram feridas no ataque, com o número sendo atualizado horas depois.

Suspeito

Soliman, de 45 anos, agiu sozinho e não faz parte de um grupo ou rede maior, disse Michalek. Em 2005, seu visto de entrada nos Estados Unidos foi negado, segundo fontes à CNN.

Não está claro quando ou como o suspeito entrou no país.

Possíveis acusações

O suspeito será indiciado nos próximos dias, segundo o promotor público do Condado de Boulder, Michael Dougherty. Acusações criminais federais são esperadas no caso, conforme fonte da CNN familiarizada com a investigação.

Não está claro se Soliman tem um advogado neste momento.

 

Carbono é moeda gratuita para o Brasil, diz CEO do Bradesco

Bancos brasileiros anunciaram uma iniciativa importante para desenvolver o mercado de carbono no país. O Bradesco, em parceria com o BNDES e o fundo...

Senado aprova aumento de penas para crimes sexuais contra vulneráveis

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (11), um projeto de lei que visa agravar as penas para crimes contra a dignidade sexual...

Trump perde aprovação entre eleitores preocupados com economia, diz Ipsos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viu sua aprovação entre os americanos preocupados com a economia despencar para 38% em outubro, segundo pesquisa...