Índices da China sobem com ganhos de bancos e montadoras

Os índices acionários da China e de Hong Kong subiram nesta terça-feira (3), com as ações do setor bancário atingindo máximas recordes e os papéis de montadoras se recuperando, embora os investidores tenham permanecido cautelosos.

No fechamento, o índice CSI300 ganhou 0,31%, enquanto o índice SSEC, em Xangai, avançou 0,43%, ambos se recuperando de perdas anteriores.

As ações do setor bancário lideraram os ganhos nos mercados chineses, com o índice bancário CSI Banks subindo 2%, atingindo uma máxima recorde. As ações de chips também se fortaleceram, com o índice CSI Semiconductor avançando 1,4%.

Em Hong Kong, índice Hang Seng subiu 1,53%.

Os fabricantes de automóveis listados na cidade se recuperaram, tomando fôlego após as perdas desencadeadas por uma guerra de preços no país. A Li Auto subiu 5,8% e a BYD ganhou 3,9%.

Na frente dos dados, a atividade industrial da China em maio encolheu pela primeira vez em oito meses, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta terça-feira, indicando que as tarifas dos Estados Unidos estão começando a afetar diretamente o país.

O presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder chinês, Xi Jinping, provavelmente conversarão nesta semana, disse a secretária de Imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, na segunda-feira (2), dias depois de Trump acusar a China de violar um acordo para reduzir tarifas e restrições comerciais.

Brasil pode produzir mais e ser o celeiro do mundo, diz CEO da JBS

O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos do mundo, mas também tem como desafio tornar os processos cada vez mais sustentáveis. O...

Fazenda conclui que PL das Bagagens vai subir preço das passagens aéreas

A equipe técnica da Secretaria de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda concluiu que o PL (projeto de lei) das Bagagens provoca efeitos adversos...

Enem 2025: o que fazer e o que evitar na véspera da prova

Com o primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) se aproximando, a véspera da prova se torna um campo estratégico. Não é hora de...