Filha de secretário, acadêmica de Medicina da Ufac passa a responder criminalmente por chamar acreanos de “gente sebosa”

A 1ª Vara Criminal de Rio Branco aceitou a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) contra a estudante de Medicina Assúria Nascimento de Mesquita, de 20 anos, que chamou os acreanos de “gente sebosa” e que tem “asco dos acreanos”.  Assúria é filha do secretário de Ciência e Tecnologia, Assurbanipal Mesquita. O comentário na rede social da estudante repercutiu na imprensa nacional e viralizou negativamente para o pai, que pediu desculpas em nome da filha. Assúria também se desculpou.

O Ministério Público instaurou uma notícia-crime e requisitou inquérito policial para apurar postagens ofensivas contra acreanos. A estudante é natural do Acre e ingressou na Universidade Federal local (Ufac) graças a um benefício concedido a alunos egressos da escola pública.

As declarações, acentua o MP, feita em 9 de abril, são discriminatórias e xenofóbicas.

A estudante foi denunciada com base no artigo 20 da Lei nº 7.716/89, que define como crime praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

A 1ª Vara Criminal da Comarca de Rio Branco recebeu a denúncia por entender evidenciadas, em princípio, a materialidade do crime, através dos documentos apresentados pelo MPAC.

Com isso, a estudante passa a responder criminalmente, seguindo-se agora as etapas do processo judicial.

Vereadores de São Bernardo seriam destinatários de valores ilícitos, diz MP

Dois vereadores de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, são apontados pelo MP-SP (Ministério Público de São Paulo) como destinatários de valores ilícitos...

Veja melhores momento de Atlético-MG x Godoy Cruz pela Copa Sul-Americana

O Atlético-MG venceu o Godoy Cruz por 2 a 1, de virada, na noite desta quinta-feira (14) na Arena MRV, em partida válida pelo...

Waack: Relação Brasil-EUA entra em fase de tensão inédita

Os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos prosseguiram nos ataques mútuos e na guerra de palavras, em uma sensível piora de um clima...