Bostic diz que incerteza atual exige paciência do Fed na política monetária

O presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, disse nesta terça-feira (3) que a economia forte dá ao banco central dos Estados Unidos tempo para avaliar como as tarifas afetarão a inflação e o crescimento, ao mesmo tempo em que permanece aberto à possibilidade de um único corte na taxa de juros em algum momento neste ano.

“Continuo a acreditar que a melhor abordagem para a política monetária é a paciência”, disse Bostic em um ensaio divulgado por seu banco regional do Fed. Em uma economia “amplamente saudável”, “temos espaço para esperar e ver como o aumento da incerteza afeta o emprego e os preços. Portanto, não tenho pressa em ajustar nossa postura de política monetária”.

Falando com repórteres em uma teleconferência, Bostic observou que, nas previsões do banco central divulgadas em março, ele havia previsto um único corte na taxa de juros para este ano. “Ainda acho que há espaço para isso, e muito disso dependerá de como a incerteza se resolverá”, disse ele.

Mas Bostic também observou durante a entrevista que a inflação ainda está acima da meta de 2% do Fed e que os preços subjacentes ainda estão mais altos do que ele gostaria.

Bostic, que não tem direito a voto no Comitê Federal de Mercado Aberto do banco central para definir os juros este ano, disse no ensaio que os desafios de prever o que está por vir na política monetária estão ligados às grandes mudanças na política comercial. “Há muita incerteza, o que torna bastante difícil prever a economia com confiança.”

O Fed deve manter sua taxa de juros de referência na faixa de 4,25% a 4,50% em sua próxima reunião de política monetária, em 17 e 18 de junho, enquanto as autoridades observam a economia para ver como ela responde à implementação errática de uma grande variedade de aumentos de impostos de importação pelo governo Trump.

Torcida do Corinthians protesta em votação de impeachment: “Augusto, vaza”

Neste sábado (9), os sócios do Corinthians decidirão o futuro de Augusto Melo na presidência do clube. A partir das 9h (de Brasília), os associados...

Ministro: China quer ampliar relação com Brasil em meio ao tarifaço

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, disse durante o Seminário Esfera Infra que a China e outros países asiáticos querem ampliar...

Susana Vieira diz que quase entrou em depressão após perda de cachorros

Aos 82 anos, Susana Vieira disse que quase entrou em depressão após enfrentar a perda de três dos seus cinco cachorros entre 2024 e...