Presidente do BID afirma que servidores do BC são os criadores do Pix

Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ex-presidente do Banco Central (BC), afirmou que os verdadeiros responsáveis pela criação do Pix foram os servidores do órgão brasileiro. A fala ocorreu durante conversa com o atual presidente do BC, Gabriel Galípolo, divulgada nessa quinta-feira (5/6).

Golfdajn comentava sobre a importância de criar uma continuidade entre as gestões do Banco Central e como, para garantir os processos de inovação, o funcionalismo público é essencial: “A gente trabalhou na autonomia. Antes de mim, outros trabalharam. Quem criou a autonomia? O funcionalismo. Quem criou o Pix? Na minha opinião, o Banco Central, o funcionalismo. Não foi fulano ou ciclano”.

Eleito para presidir o Banco Interamericano de Desenvolvimento em 2022, Ilan Goldfajn chefiou o BC entre 2016 e 2019. Foi durante a sua gestão que se deu a maior parte do desenvolvimento do Pix, lançado em outubro de 2020.

Leia também

Durante a conversa, o presidente do BID ainda deu conselhos para Gabriel Galípolo: “Tem crises todo dia, tem que apagar fogueira todo dia. 99% dessas coisas vai passar. Vai acontecer, vai passar e nós vamos resolver. Então, calma. Não fica tão estressado. As coisas vão acontecer”.

Pix automático

O Banco Central (BC) anunciou nessa quarta-feira (4/6), em um evento em São Paulo que contou com a presença do presidente da autoridade monetária, Gabriel Galípolo, a nova modalidade do Pix – o Pix Automático.

De acordo com o BC, o Pix Automático facilitará o pagamento de contas recorrentes – como planos de saúde, contas de consumo e serviços por assinatura, entre outras.

Como vai funcionar o Pix automático

  • A empresa oferecerá a possibilidade de Pix Automático como forma de pagamento de seus produtos ou serviços.
  • O pagador poderá autorizar o pagamento das cobranças por Pix Automático e definirá regras, como o valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não a linha de crédito.
  • Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa enviará a cobrança ao banco do pagador.
  • O banco do pagador, por sua vez, agendará o pagamento e notificará o pagador, que poderá conferir, antes do pagamento e no aplicativo do seu banco, se está tudo certo.
  • No dia do pagamento, o banco do pagador efetivará o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas no momento da autorização.
  • Após o usuário autorizar o Pix Automático, ele ainda poderá consultar e cancelar as autorizações e os débitos agendados. Também será possível escolher receber ou não as notificações dos pagamentos, além de checar o histórico de todas as autorizações e gerenciar o limite das transações.

Ainda segundo a autoridade monetária, o Pix Automático estará no ar a partir do dia 16 de junho.

Todas as instituições financeiras que prestam o serviço de Pix para o usuário pagador (pessoas físicas ou jurídicas) terão, obrigatoriamente, de oferecer o Pix Automático aos clientes.

Entretanto, os bancos poderão decidir para quais empresas oferecerão o serviço – desde que tenham CNPJ ativo e se interessem em aderir ao Pix Automático.



Fonte: Metrópoles

Homem que deu 60 socos em namorada diz que foi “algemado e agredido pelado”

O ex-jogador de basquete Igor Eduardo Pereira Cabral, preso preventivamente por agredir a namorada com 60 socos em Natal (RN), relatou, em depoimento, agressões...

Homem embriagado de chinelo: como era a prova de 8 km que ele completou

Isaque é paraense e agora se entitula como “corredor” nas redes sociais. Isso porque, no dia 27 de julho, ele completou uma prova de...

Acidente no “Globo da Morte” deixa dois artistas feridos em circo em PE

Dois artistas de circo ficaram feridos após colidirem dentro do “Globo da Morte” durante uma apresentação em um circo, instalado no município de Itapissuma,...