Bolsas da Europa têm queda após ofensiva de Israel no Irã

As bolsas europeias operam em baixa na manhã desta sexta-feira (13), à medida que um ataque de Israel contra o Irã deflagrou um movimento global de aversão a risco, pressionando ações e favorecendo ativos considerados mais seguros, como ouro e Treasuries.

Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 caía 0,79%, a 545,47 pontos, encaminhando-se para acumular perdas pelo quinto pregão consecutivo, o que seria a sequência negativa mais longa desde setembro de 2024.

Israel bombardeou o Irã, atingindo instalações nucleares e fábricas de mísseis balísticos, na tentativa de evitar que Teerã construa uma bomba atômica. O Irã retaliou ao lançar 100 drones e responsabilizou os EUA por permitirem a ofensiva israelense.

A escalada nas tensões geopolíticas vem em meio a preocupações com os efeitos da errática política tarifária do governo Trump.

O subíndice europeu de viagens e lazer era destaque negativo no horário acima, com queda de 2,4%. A IAG, controladora da British Airways, tombava 4% em Londres, enquanto a alemã Lufthansa recuava 3,1% em Frankfurt.

O bom desempenho de petrolíferas, por outro lado, ajudava a limitar as perdas, uma vez que as cotações do petróleo saltarem até mais de 10% durante a madrugada, em reação ao ataque israelense.

No mercado inglês, as britânicas BP e Shell tinham respectivos ganhos de 2,5 e 1,5%. Em Lisboa, a portuguesa Galp subia 1,3%.

No noticiário macroeconômico, dados da Eurostat mostraram que a produção industrial da zona do euro sofreu queda mensal de 2,4% em abril, bem maior do que se previa, e que o superávit comercial do bloco encolheu de forma drástica no mesmo mês, com as exportações derrubadas pelo impacto das tarifas de Trump.

Às 6h55 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,36%, a de Paris recuava 1,09% e a de Frankfurt perdia 1,32%. As de Milão, Madri e Lisboa tinham baixas de 1,35%, 1,45% e 0,57%, respectivamente.

Brasil lidera vendas de veículos elétricos na América Latina

STF mantém Cide e garante bilhões para inovação tecnológica

O STF (Supremo Tribunal Federal) evitou que a União tivesse de devolver cerca de R$ 50 bilhões a empresas e manteve uma arrecadação estimada...

Aos 95 anos, Fernanda Montenegro estrela nova série; conheça

Prestes a completar 96 anos, a atriz Fernanda Montenegro retornou aos sets de gravação para estrelar a nova série médica do Globoplay, chamada “Emergência...

Mãe de Virginia é pedida em namoro por sanfoneiro 21 anos mais novo

Margareth Serrão, 59, mãe da influenciadora Virginia Fonseca, 26, foi pedida em namoro pelo namorado, o sanfoneiro Danilo Nascimento, 39. Durante comemoração de seu aniversário...