BC deve manter Selic em 14,75% ao ano na próxima reunião, diz UBS BB

A Selic deve ser mantida em 14,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na próxima reunião, na quarta-feira (18), segundo projeção do UBS BB. Em relatório divulgado na sexta-feira (13) o time de analistas do banco aponta que a decisão deve marcar o fim do ciclo de alta de juros no Brasil.

A instituição aponta que, em seu último comunicado, o BC afirmou que “o comitê seguirá vigilante”.

Desde 2019, observa o UBS BB, depois que esta frase foi usada, o encontro seguinte do Copom nunca terminou com uma mudança na Selic.

“Portanto, acreditamos fortemente que o BC parou o ciclo de alta e vai adotar uma abordagem ‘high for long’”, diz o documento, referindo-se à perspectiva de juro alto por longo tempo.

Na visão do UBS BB, o que importa agora é a partir de quando o BC dará início a um ciclo de redução da taxa básica de juros – o que, na avaliação do banco, não deve ocorrer antes de abril de 2026, para que a inflação convirja à meta de 3% no horizonte relevante para a política monetária. Um cenário alternativo seria de um corte em março, com maior probabilidade do que em junho, destacam os analistas.

“Acreditamos que quando o BC começar a cortar a Selic, vai adotar um ritmo de 50 pontos-base por reunião, com a taxa encerrando 2026 em 11,75% e possivelmente atingindo 9% no longo prazo”, diz o UBS BB no documento.

A instituição estima que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficará acima da meta em 2025 e também em 2026, com alta de 5% e 4%, respectivamente.

Homem é preso ao manter ex-namorada grávida em cárcere privado em SP

Uma mulher grávida de oito meses foi sequestrada pelo ex-namorado e mantida em cárcere privado por dois dias em Itirapina, cidade localizada no interior...

Médica explica perigos do uso de canetas emagrecedoras sem acompanhamento

Novos concorrentes nacionais de medicamentos emagrecedores como Ozempic, Wegovy e Mounjaro chegam às farmácias brasileiras nesta segunda-feira (4). Em entrevista à CNN, a endocrinologista Deborah...

Vídeo: Vulcão na Rússia entra em erupção após 600 anos

O vulcão Krasheninnikov, localizado na região de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, entrou em erupção pela primeira vez em 600 anos. Esse fenômeno pode...