Anvisa libera Mounjaro para emagrecimento; veja quem pode usar e contraindicações

O medicamento Mounjaro (tirzepatida) foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última semana para o tratamento contra a obesidade. A caneta, que é a concorrente da Ozempic, já era indicada pelo órgão para o tratamento da diabetes mellitus tipo 2. O portal LeoDias te explica para quem é recomendado o uso e quais são as contraindicações: 

De acordo com a Anvisa, o remédio passou a ser indicado “em conjunto à dieta de baixa caloria e aumento de atividade física para controle crônico do peso, incluindo perda de peso e manutenção do peso em condições específicas”, diz a publicação no diário oficial. 

Veja as fotos

Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Divulgação
Crédito: Pexels
Medicamento Mounjaro é usado para tratar diabetes do tipo dois em adultos e para emagrecerCrédito: Pexels
Divulgação
Divulgação

Dessa forma, adultos com massa corpórea (IMC) maior ou igual a 30 kg/m2 (obesidade) ou maior ou igual a 27 kg/m2 (sobrepeso) estão permitidos a fazer o uso do Mounjaro. Neste segundo caso, somente se a condição estiver associada a alguma comorbidade relacionada ao peso, como hipertensão (pressão alta), dislipidemia (colesterol alto), apneia obstrutiva do sono, doença cardiovascular, pré-diabetes ou diabetes mellitus tipo 2.

O medicamento, no entanto, não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou em período de amamentação, menores de 18 anos, pessoas com diabetes tipo 1, pancreatite ou alergia a qualquer componente da fórmula.

Além disso, é contraindicado para pessoas com histórico pessoal ou familiar de câncer de tireoide, e deve ser usado com cautela por aqueles que apresentam problemas no pâncreas ou rins, gastroparesia ou retinopatia diabética.



Fonte: Portal LEODIAS

Mulher espancada com 60 socos: 5 pontos para entender o caso

O caso do ex-jogador de basquete Igor Eduardo Pereira Cabral, de 29 anos, que espancou a namorada Juliana Garcia dos Santos com 61 socos...

Patinetes elétricos podem trazer riscos de lesões: como andar com segurança

Dados levantados pelo Sistema Nacional de Vigilância Eletrônica de Lesões (NEISS, em inglês) apontam que, entre 2019 e 2022, os Estados Unidos registraram um...

Encceja 2025: mais de 700 mil pessoas fazem exame neste domingo (3)

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) aplica neste domingo (3) em todos os estados e no Distrito Federal o...