Jô, ex-jogador do Corinthians, é solto após prisão por atraso de pensão

O ex-jogador de futebol João Alves de Assis Silva, conhecido como Jô, foi solto na tarde desta terça-feira (17) após ser preso no dia 12 de junho por atraso no pagamento de pensão alimentícia.

A informação foi confirmada pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Segundo o órgão, Jô foi colocado em liberdade “por pagamento de obrigação alimentícia”.

Esta foi a terceira vez que o ex-jogador foi detido pelo mesmo motivo em um curto período. Jô foi preso outras duas vezes em 2024.

 

Relembre prisão de Jô no Aeroporto de Guarulhos

Outras prisões de Jô por atraso de pensão alimentícia

Em dezembro de 2024, Jô foi preso em Contagem, Minas Gerais, enquanto atuava pelo Itabirito Futebol Clube. Na oportunidade, o ex-Corinthians ficou no Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp), e foi liberado ao quitar o débito determinado pela Justiça.

À época, a defesa alegou erro sistêmico entre os Tribunais de Justiça da Bahia e Minas Gerais para a detenção, situação que teria sido solucionada com a expedição de alvará de soltura.

Meses antes, em maio de 2024, ele havia sido detido em Campinas, antes de uma partida pelo Amazonas FC. Em todas as ocasiões, a liberdade foi concedida após o pagamento da dívida.

O que diz a defesa de Jô

Segundo a defesa de Jô, o ex-jogador já tinha ciência do mandado de prisão expedido pela Justiça. “O não pagamento da pensão decorre de uma situação financeira que hoje é irreal. Ela não condiz com a realidade do ex-jogador. Cabe ressaltar que Jô não foge da sua responsabilidade, mas ela tem que ser adequada à sua realidade”, afirmou Guilherme Motai.

Entenda a prisão do atacante Jô por atraso em pensão alimentícia

A defesa ainda disse que, como o ex-atleta não tem condições de arcar com o pagamento, ele tentou alternativas para levantar o valor e quitar a pensão. Uma das opções era uma tentativa de venda de um imóvel em São Paulo.

Carreira do ex-jogador Jô

Jô, atacante canhoto, começou a carreira como jogador de futebol nas categorias de base do Corinthians. O atleta tem passagens por clubes como o CSKA Moscou, da Rússia, Manchester City e Everton, da Inglaterra e também jogou no futebol japonês. Além disso, atuou em outros clubes brasileiros: Internacional, Atlético-MG, Ceará, Amazonas e Itabirito.

Pela Seleção Brasileira de Futebol, Jô fez parte do plantel que participou da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil. Ele não marcou gols na competição.

De acordo com sites de estatísticas de futebol, o ex-jogador somou 225 gols, 66 somente pelo Corinthians, e 73 assistências durante toda a carreira.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Defesa de Bolsonaro pede autorização para visita de Rogério Marinho

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou, nesta terça-feira (20), a visita do senador Rogério Marinho (PL-RN). *]:pointer-events-auto supports-: scroll-mt-" dir="auto" tabindex="-1" data-turn-id="4484909f-f891-4790-a0ce-a72b45f9e0c8"...

Auxiliares de Lula apostam em esvaziamento do Conselho de Paz de Trump

O convite formal enviado pelo presidente americano Donald Trump para que o Brasil integre o novo Conselho de Paz para Gaza e outras zonas...

Brasil é denunciado por violação de direitos humanos após operações em SP

A Defensoria Pública de São Paulo, em conjunto com a Conectas Direitos Humanos, denunciou o Brasil à Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), da...