Governo federal amplia acordo automotivo entre Brasil e Argentina

O governo federal publicou decreto que amplia o acordo automotivo entre Brasil e Argentina, flexibilizando condições de acesso a mercado entre os países para veículos como ônibus, vans e caminhões. O texto é assinado pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin (PSB), que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Publicado nessta terça-feira (17/6), o decreto também zera das tarifas de importação de autopeças não produzidas no país. Em contrapartida, as empresas que utilizarem este benefício devem investir 2% do valor dessas importações em pesquisa, inovação ou programas industriais prioritários para o setor automotivo.

Na visão do MDIC, além de melhorar as condições de acesso a mercados e desonerar a importação de autopeças não produzidas localmente, a atualização também aprimora os critérios sobre regras de origem, que determinam se um item é realmente fabricado em um dos dois países.

Leia também

Basicamente, o texto incorpora à legislação brasileira o 46º Protocolo Adicional ao Acordo de Complementação Econômica (ACE). A corrente de comércio bilateral de produtos automotivos, no ano de 2024, alcançou o patamar de US$ 13,7 bilhões, o que representa 50% do total de US% 27,4 bilhões comercializados no ano.

“Essa é uma medida que aprimora o acordo automotivo entre Brasil e Argentina, facilita o comércio, reduz custos e aumenta a competitividade da indústria brasileira”, afirmou Alckmin.



Fonte: Metrópoles

Não vai prestar! ex-vereador do PT treina mais de 250 famílias para ocupar terras “improdutivas” no Acre; VÍDEO

Rosildo Rodrigues de Freitas montou um acampamento de sem terras em sua propriedade, na altura do quilômetro 17 da Estrada do Pacífico, na região...

Lenda do UFC, Jon Jones responde provocação de Poatan: “Cuidado”

Após Alex Poatan definir Jon Jones como o ‘próximo’, o lendário lutador do UFC respondeu a provocação prontamente. Por meio das redes sociais, no último...

Chapa competitiva em São Paulo é decisiva para eleição nacional, diz Boulos

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSOL), afirmou nesta segunda-feira (19) que ter uma chapa competitiva em São Paulo é “decisivo” para...