Google diz ao STF que não pode informar dados sobre “minuta do golpe”

O Google Brasil enviou, nesta quarta-feira (18), ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestação informando que não conseguirá atender à decisão que solicitava os dados do responsável por colocar na internet a chamada “minuta do golpe”.

A justificativa é a ausência, na decisão, de URL de página hospedada pelo Google ou vinculada aos seus serviços, o que impossibilita a empresa de identificar o conteúdo objeto do pedido de fornecimento de dados.

O Google afirma ainda que o provedor de buscas apenas indexa páginas de terceiros em seus resultados, de modo que os dados de eventuais conteúdos localizados por meio do buscador não pertencem à plataforma e devem ser requeridos aos administradores das páginas responsáveis pelo conteúdo.

“Nesse contexto, a presença de determinado resultado no buscador não demonstra vinculação daquele conteúdo com sites hospedados ou vinculados a serviços da Google. De forma objetiva, no caso em referência, a manifestação do réu indica páginas de terceiros, que não são hospedadas pela Google: URL do site ‘O Cafezinho’ e indicação de resultados que levam à página ‘Conjur’, dentre outras”, diz a empresa.

Nessa hipótese, segundo o Google, caso se entenda necessária a obtenção de dados ou informações por parte dessas páginas, os pedidos devem ser formulados diretamente aos seus administradores, responsáveis pelo conteúdo.

Solicitação

Alexandre de Moraes determinou que a empresa Google Brasil informasse, em 48 horas, os dados do responsável por inserir a chamada “minuta do golpe” na internet. A decisão foi tomada nesta terça-feira (17), no âmbito da ação penal da trama golpista.

O pedido de informações foi feito pela defesa de Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do DF.

Na solicitação, os advogados alegam que é necessária uma perícia para constatar se a minuta encontrada na casa de Torres é a mesma que circulava no Google. Assim, ele saberá se era ou não o responsável pelo documento.

O pedido faz parte dos requerimentos e diligências complementares apresentados pelos réus do núcleo crucial, no prazo de cinco dias, encerrado na segunda-feira (16), ao STF.

Lesões, recuperação e alto rendimento: os bastidores da temporada de Arrascaeta

Arrascaeta superou problemas com lesões para ano com mais jogos, gols e assistências na carreira, além de ter sido eleito o Rei da América Fonte:...

Supercopa: Flamengo encara clássicos antes do duelo com o Corinthians. Compre seu ingresso!

O Rubro-Negro, atual campeão brasileiro, busca o quarto título na competição e é o maior vencedor da história da Supercopa Fonte: Metrópoles

Único brasileiro na NBA, Gui Santos revela bastidores de série na liga

Lançada em dezembro de 2025 no YouTube da NBA Brasil, a produção de seis episódios mergulha na trajetória do único jogador brasileiro na NBA Fonte:...