Dino marca audiência para discutir ações de combate às queimadas em SP

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), convocou uma audiência pública para o dia 25 de agosto, às 9h, para tratar de ações relativas ao combate às queimadas no estado de São Paulo. O despacho foi publicado nesta quinta-feira (19).

A arguição de descumprimento de preceito fundamental (ADPF) 1.201 foi ajuizada no Supremo pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). A sigla alegava omissão do Estado e da União no combate aos incêndios do ano passado nos biomas Cerrado e Mata Atlântica.

Entidades e pessoas interessadas em participar da audiência como expositores devem fazer solicitações até o dia 1º de agosto por meio do email: [email protected]. A audiência será transmitida pela TV e Rádio Justiça.

Na ação, após manifestação das partes, Dino constatou que os principais pontos de desacordo e que devem ser discutidos na audiência são:

  • Existência de omissão estatal da União e/ou do Estado São Paulo na prevenção e combate às queimadas;
  • Legalidade e legitimidade das alterações legislativas no Estado de São Paulo que extinguiram ou reformularam órgãos de proteção ambiental;
  • Suficiência, efetividade e transparência das ações públicas adotadas (ou omitidas) diante da crise ambiental no Estado de São Paulo.

“Nesse contexto, considero pertinente e indispensável a realização de audiência pública, com o objetivo de oportunizar a apresentação e a discussão de argumentos tecnicamente embasados, provenientes de diversas áreas do conhecimento correlacionadas à controvérsia em exame, de modo a permitir a esta Corte o necessário aprofundamento na apreciação do mérito da presente demanda”, argumentou o ministro.

Saiba o que é tempestade “canibal”, que acontece nesta semana

Uma tempestade solar “canibal” está prevista para ocorrer nesta semana, segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA). O fenômeno acontece quando duas ejeções de...

Demanda por refrigeradores pode triplicar até 2050 e pressionar emissões

A demanda por maneiras de resfriamento pode mais do que triplicar até 2050, diz o relatório Global Cooling Watch 2025, lançado na última terça-feira...

Após especulação de morte em megaoperação, mulher nega ser “Japinha do CV”

Após especulação de morte durante a megaoperação realizada nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, a influenciadora Maria Eduarda, conhecida...