Irã alerta que envolvimento dos EUA em conflito seria “perigoso para todos”

O ministro das Relações Exteriores do Irã afirmou que o país não pode negociar com os Estados Unidos enquanto os bombardeios israelenses continuarem.

Ele também alertou que, se Washington se envolver na guerra, seria “muito perigoso para todos”.

“É óbvio que não posso participar das negociações com os Estados Unidos enquanto nosso povo estiver sob bombardeio, com o apoio deles”, falou o ministro das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, a repórteres em Istambul, onde ministros das Relações Exteriores dos países-membros da Organização para a Cooperação Islâmica (OCI) se encontraram neste sábado (21).

Ele prosseguiu, pedindo o fim da “agressão” “para que possamos retomar a diplomacia”.

A viagem marca mais uma rodada de diplomacia para Araghchi, que participou de conversas com potências europeias na Suíça na sexta-feira (20).

O ministro iraniano já havia dito que o Irã não sabe se pode confiar nos Estados Unidos, sugerindo que as negociações nucleares do presidente Donald Trump foram uma “disfarce” para os ataques israelenses ao país.

Abbas Araghchi acusou Washington de “uma traição à diplomacia”, dizendo que as autoridades americanas “devem mostrar sua determinação em negociar uma solução”, em uma entrevista diante das câmeras para a NBC News na sexta-feira (21).

“Chegamos à conclusão de que as negociações dos EUA foram, na verdade, um disfarce para o que os israelenses fizeram”, acrescentou.

 

Caixa Seguridade tem lucro em linha com o esperado no 2º tri

A Caixa Seguridade registrou um lucro líquido gerencial de R$ 1,04 bilhão no trimestre encerrado no final de junho, evolução de 35,2% na comparação...

Feminicídio: homem paga R$ 10 mil para executar namorada em SP

Uma mulher de 22 anos morreu na madrugada desta segunda-feira (11) em decorrência de um feminicídio ocorrido no sábado (9), na Avenida Sant’Ana, no...

Link para reunião entre Haddad e Bessent chegou a ser enviado

O encontro virtual previsto entre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, foi cancelado 12...