ANS define teto de 6,06% para reajuste de planos de saúde individuais

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou em 6,06% o limite de reajuste anual que poderá ser aplicado aos planos de saúde individuais e familiares. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira (23) e vale para o período entre maio de 2025 e abril de 2026.

O índice foi definido pela Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, apreciado pelo Ministério da Fazenda e aprovado em reunião da Diretoria Colegiada da agência realizada nesta manhã.

O teto de 6,06% se aplica a cerca de 8,6 milhões de beneficiários, o equivalente a 16,4% dos 52 milhões de consumidores de planos de assistência médica no país.

A decisão será publicada no Diário Oficial da União. O reajuste poderá ser aplicado pela operadora a partir do mês de aniversário do contrato, ou seja, no mês em que foi firmado. Nos casos de contratos com aniversário em maio ou junho, a cobrança poderá ser iniciada em julho ou, no máximo, em agosto, com efeito retroativo até o mês de aniversário.

Para calcular o índice deste ano, a ANS utilizou a mesma metodologia adotada desde 2019, que leva em conta a variação das despesas assistenciais e o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), descontado o subitem “plano de saúde”.

Mercado de games no país é o que mais cresce, diz CEO da Brasil Game Show

Último affair de Preta Gil relembra surpresa que fez para cantora; assista

O cantor Danrlei Orrico, 27, mais conhecido como O Kanalha, último affair de Preta Gil (1974 – 2025), usou as redes sociais, nesta sexta-feira...

LeBron, Curry, Durant e Shai abrem a temporada 2025-26 da NBA

A NBA anunciou um início de temporada digno de playoffs. No dia 21 de outubro, a liga terá uma rodada dupla estrelada por quatro...

Kalil é condenado por improbidade administrativa e perde direitos políticos

O ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) foi condenado por prática de improbidade administrativa e teve seus direitos políticos suspensos por cinco anos....