Moraes autoriza defesas de réus a acompanharem acareações

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), reiterou nesta segunda-feira (23) que todos os advogados dos réus no processo que apura uma tentativa de golpe de Estado têm direito de acompanhar as acareações que serão realizadas nesta terça-feira (24).

A decisão foi anexada ao processo após a defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pedir para participar das sessões, alegando que a acareação é um importante instrumento para construção de provas a favor de todos os réus envolvidos.

Na manhã desta terça-feira (24), o tenente-coronel Mauro Cid e o general Walter Braga Netto vão ficar cara a cara para esclarecer versões consideradas contraditórias de seus depoimentos.

No mesmo dia, ocorre a acareação entre Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e réu, e o general Freire Gomes, ex-comandante do Exército, testemunha na ação penal.

As sessões, que serão conduzidas pelo próprio Moraes, não poderão ser acompanhadas pela imprensa nem terão transmissão ao vivo.

A participação das defesas e dos próprios réus, porém, já estava autorizada. Segundo Moraes, eles já haviam sido intimados para isso.

“Tanto a Procuradoria Geral da República, quanto todas as Defesas foram devidamente intimadas da referida decisão, tendo os co-réus o direito de participar, pois a acareação é uma continuidade da instrução processual penal, tendo como finalidade esclarecer eventuais contradições decorrentes dos diversos depoimentos das testemunhas ou dos interrogatórios dos réus”, afirma o ministro no despacho.

A acareação é um procedimento em que as pessoas envolvidas apresentam sua versão dos fatos frente a frente, com o objetivo de buscar a verdade.

Segundo Moraes, nas acareações, assim como nos interrogatórios, o réu não tem o compromisso de dizer a verdade (direito de não se autoincriminar). Por sua vez, a testemunha tem o dever de dizer a verdade.

Braga Netto, que está preso preventivamente no Rio de Janeiro, vai comparecer pessoalmente ao STF para o procedimento, com o uso de monitoramento eletrônico, e retornará à unidade prisional logo depois.

Eleição na Bolívia pode encerrar quase 20 anos de governos de esquerda

Mais de 7,5 milhões de bolivianos são esperados nas urnas neste domingo (17) para votar nas eleições presidenciais que podem tirar a esquerda do...

Atlético-MG x Grêmio: horário e onde assistir ao jogo do Brasileirão

Atlético-MG e Grêmio medem forças neste domingo (17), em partida válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A 2025. O confronto será realizado...

Chapecoense x Paysandu: horário e onde assistir ao jogo da Série B

Em busca de consolidar sua posição no G-4, a Chapecoense recebe o Paysandu neste domingo (17), às 16h (de Brasília), em partida válida pela...