Ney Matogrosso fala sobre rótulo de andrógino: “Nem sabia o que era”

Um dos elementos mais marcantes da identidade de Ney Matogrosso é o uso de figurinos exuberantes ao longo de toda a carreira. O estilo único do artista rompeu com os padrões impostos pela sociedade nos anos 1970 — o que acabou lhe rendendo alguns rótulos.

Na época, Ney passou a ser identificado como uma pessoa andrógina — termo que descreve pessoas com traços físicos e comportamentais tradicionalmente associados tanto ao masculino quanto ao feminino. A androginia foge de estereótipos de gênero rígidos e pode ou não estar ligada a uma identidade de gênero específica.

6 imagensNey MatogrossoNey MatogrossoNey MatogrossoNey MatogrossoNey MatogrossoFechar modal.1 de 6

Ney Matogrosso

Rita Franca/NurPhoto via Getty Images2 de 6

Ney Matogrosso

Raphael Dias/Getty Images3 de 6

Ney Matogrosso

Gilson Borba/NurPhoto via Getty Images4 de 6

Ney Matogrosso

Mauricio Santana/Getty Images5 de 6

Ney Matogrosso

Mauricio Santana/Getty Images6 de 6

Ney Matogrosso

Mauricio Santana/Getty Images

Em entrevista à revista Marie Claire, em agosto do ano passado, o artista revelou que sequer conhecia o termo: “Andrógino foi a primeira palavra que me chamaram e eu nem sabia o que era. Fui ao dicionário descobrir. Estou falando de 1972/1973. Talvez tenha sido a forma mais próxima que encontraram para me definir.”

Ney também contou que já foi chamado de travesti — um rótulo que não correspondia ao que buscava expressar através da arte. “Eu nunca fui travesti, gente. Não estava atrás do feminino. Não era isso. A minha intenção era um bicho, uma cobra, uma ave, um felino. Era o que me movia. Só que esse universo que eu buscava me permitia tudo, porque eu não era homem nem mulher, era outra coisa.”

Leia também

Apesar de todas as interpretações externas, ele afirma que nunca teve como objetivo romper padrões. Sua inspiração vinha mais do instinto e da natureza do que de qualquer construção social. “Eu fingia que não estava entendendo nada, mas entendia perfeitamente. Sabia o país em que morava e a época que estava vivendo”, concluiu.

Homem com H

A trajetória de Ney Matogrosso foi revisitada no cinema, no filme Homem com H. A obra narra as diferentes fases da carreira do cantor, desde a sua infância, passando pela adolescência e a vida adulta e está disponível na Netflix.



Fonte: Metrópoles

O Grande Debate: Mais Médicos com cubanos foi acerto ou erro?

O comentarista José Eduardo Cardozo e a jornalista e ex-senadora Ana Amélia Lemos discutiram, nesta sexta-feira (15), em O Grande Debate (de segunda a...

Com golaços, Corinthians bate o Bahia e vai às semis do Brasileiro Feminino

No confronto válido pela partida de volta das quartas de final do Brasileiro Feminino, o Corinthians superou o Bahia por 2 a 0, nesta...

Análise: Putin culpa Joe Biden pela guerra na Ucrânia

Presidente da Rússia, Vladimir Putin, responsabilizou Joe Biden pela guerra na Ucrânia após encontro com Donald Trump nesta sexta-feira (15). O analista de Internacional...