Insulina semanal funciona em todas as pessoas com diabetes, diz estudo

Uma revolução no tratamento de diabetes tipo 1 e 2, a icodeca, primeira insulina semanal aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), funciona com mais grupos do que o esperado, de acordo com um novo estudo brasileiro.

“Ampliamos a pesquisa para ver se teríamos variações em pacientes mais gordos, mais magros, com diabetes tipo 1 e tipo 2, mas os resultados foram semelhantes, sem grandes alterações”, conta o endocrinologista Luis Henrique Canani, um dos responsáveis pelo estudo, em entrevista ao Metrópoles.

A pesquisa foi apresentada no último final de semana no congresso da Associação Americana de Diabetes (ADA, na sigla em inglês), que acontece em Chicago, nos Estados Unidos.

Leia também

A icodeca foi desenvolvida a partir de uma modificação química nas moléculas da insulina basal, permitindo que a substância permaneça ativa no organismo por sete dias. O novo tratamento promete reduzir as aplicações anuais de 365 para 52, simplificando a vida de pacientes com diabetes tipo 1 e 2.

Ainda segundo o professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Núcleo de Pesquisa do Rio Grande do Sul (NPCRS), em casos específicos, será possível deixar de lado até mesmo a utilização da insulina antes das refeições. “Dependendo da avaliação do paciente e do tipo de diabetes, manter apenas a aplicação semanal é uma realidade”, afirma.

Insulina semanal no Brasil

Desenvolvida pela farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk, mesma produtora do Ozempic e do Wegovy, a insulina semanal ainda não tem data para chegar ao Brasil. Apesar de já ter sido aprovada pela Anvisa, a expectativa era para o início da comercialização no segundo semestre deste ano, mas deve ficar para 2026.

Fontes da farmacêutica afirmam que o remédio só deve ser disponibilizado no Brasil quando for possível contemplar a demanda dos brasileiros pelo medicamento.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Hacker Delgatti retorna a Tremembé para cumprir pena em regime semiaberto

O hacker Walter Delgatti Neto foi transferido de volta nessa quarta-feira (14) ao complexo prisional de Tremembé, conhecido como “presídio dos famosos”, para cumprir...

Jefte Betancor, ex-eletricista elimina o Real Madrid da Copa do Rei

O atacante itinerante do Albacete, Jefte Betancor, que marcou dois gols impressionantes na quarta-feira para ajudar seu time da segunda divisão a eliminar o...

Motorista de app é detido após acusação de extorsão contra delegada da PF

Um motorista de aplicativo foi detido por investigadores da PF (Polícia Federal) no aeroporto de Brasília, após ser acusado por uma delegada de tentar...