Governo pretende apresentar calendário de devolução de descontos indevidos do INSS

Nesta terça-feira (24/6), o governo deve apresentar uma proposta de calendário para o pagamento aos aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos nos benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A audiência será realizada no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os temas em discussão estarão a forma de correção dos valores a serem devolvidos e as estratégias para assegurar os recursos necessários ao reembolso.

A reunião de conciliação foi determinada pelo ministro Dias Toffoli, relator das ações que tratam do tema na Corte, após um pedido da Advocacia-Geral da União (AGU).

Veja as fotos

Reprodução:  Adobe Stock
Fraudes no INSSReprodução: Adobe Stock
Divulgação
Aplicativo Meu INSSDivulgação
Foto: Pedro França/Agência Senado
Aplicativo Meu INSSFoto: Pedro França/Agência Senado

“É fundamental refletir sobre a adoção de instrumentos de solução alternativa de conflitos, visando tanto à reparação das lesões já consumadas, quanto à prevenção de novas infrações prejudiciais aos segurados afetados”, afirmou a AGU na solicitação.

Ao autorizar a abertura das negociações, o ministro Dias Toffoli destacou a importância de evitar “a pulverização de soluções jurídicas diversas para situações de fato idênticas, obtendo-se, assim, celeridade, homogeneidade e eficácia na proteção de direitos e garantias de vulneráveis”.

Calendário de devolução

Segundo anúncio do Governo Federal feito na semana passada, os valores devem ser pagos em parcela única até o fim deste ano. Durante a audiência, será apresentada uma proposta de acordo, que incluirá o cronograma dos pagamentos. A expectativa, segundo a AGU, é que o reembolso ocorra de forma simplificada.

A previsão é que os pagamentos sejam feitos em lotes, com intervalos de 15 dias entre cada um. Não haverá distinção de grupos, e os valores serão devolvidos com correção monetária. Além da restituição, o governo trabalha para que, nas instâncias judiciais, seja garantido que as associações envolvidas paguem ao Poder Público os valores devidos.

Correção dos valores pela inflação

Durante a audiência, o governo também deverá discutir qual será o índice utilizado para corrigir os valores pela inflação. De acordo com o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, a proposta é adotar o IPCA, índice oficial da inflação no país, conforme informou à TV Globo.

Embora os benefícios previdenciários sejam reajustados anualmente com base no INPC, que reflete a inflação para famílias de renda mais baixa, cálculos do governo indicam que o IPCA teve uma alta maior nos últimos cinco anos. Por isso, a utilização desse índice seria mais vantajosa para os aposentados e pensionistas afetados pelas fraudes.



Fonte: Portal LEODIAS

RJ: Polícia faz operação contra ataques cibernéticos a empresa de logística

Policiais civis da DRCI (Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática) deflagraram, neste domingo (17), a “Operação Fantasma”, voltada à apuração de ataques cibernéticos...

Zelensky diz que negociações de paz devem começar com linhas de frente

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse em Bruxelas neste domingo (17) que as atuais linhas de frente na guerra de seu país contra...

Bom visitante, Cruzeiro desafia invencibilidade do Mirassol como mandante

O <a class="Link" title="Cruzeiro " href="https://www.itatiaia.com.br/esportes/futebol/futebol-nacional/futebol-mineiro/cruzeiro" rel="noopener" data-mrf-link="https://www.itatiaia.com.br/esportes/futebol/futebol-nacional/futebol-mineiro/cruzeiro">Cruzeiro terá pela frente um grande desafio diante do Mirassol nesta segunda-feira (18), às 20h (de Brasília), pela 20ª rodada da <a...