Colgate retira pasta de dente do mercado após centenas de queixas de alergia

A Colgate-Palmolive comunicou oficialmente a retirada do creme dental Colgate Total Prevenção Ativa Clean Mint de seu portfólio. A decisão acontece em meio a uma crescente onda de denúncias de consumidores sobre reações adversas, como ardência, feridas na boca e inflamações. Desde o início do ano, os casos passaram de 13 para mais de 1.200 notificações registradas pela Anvisa até maio.

A fórmula do Clean Mint foi alterada em julho de 2024, substituindo o fluoreto de sódio por fluoreto de estanho. Mas, a nova composição também incluía aromatizantes derivados de óleos essenciais e outros aditivos, apontados como potenciais causadores das reações relatadas.

Veja as fotos

Reprodução: Montagem/Portal LeoDias
Anvisa proíbe vendas de nova linha da Colgate, entendaReprodução: Montagem/Portal LeoDias
Reprodução: Instagram/Colgate Brasil
Segundo a empresa, a decisão da Anvisa não implica no pronto recolhimento do produto em farmácias e mercadosReprodução: Instagram/Colgate Brasil
Reprodução: X
Um dos usuários do X relata que sofreu com o uso da pastaReprodução: X

Em março, a Anvisa decidiu suspender temporariamente a venda do produto por 90 dias. A Colgate recorreu e conseguiu, inicialmente, manter a comercialização. Porém, diante do aumento das reclamações e da gravidade dos sintomas como dificuldades de fala, alimentação e até sofrimento emocional, a agência optou por restabelecer a proibição.

Entre os sintomas mais comuns relatados por usuários estão queimação bucal, dor, inflamação gengival, inchaço nos lábios e aftas recorrentes. Houve também registros de fissuras, sangramentos e desconfortos que exigiram intervenção médica e causaram prejuízos à rotina dos consumidores.

Apesar das queixas, a Colgate reforça que o produto passou por testes rigorosos e foi aprovado por órgãos reguladores internacionais. A empresa também afirma que segue investigando, em conjunto com a Anvisa, se o problema está nos aromatizantes, corantes ou em outro componente da nova fórmula.

A marca disponibilizou canais de atendimento para consumidores insatisfeitos, oferecendo a substituição do produto. Em nota oficial da companhia obtida pelo portal LeoDias em março, quando as reclamações estouraram, a Colgate Brasil reforçou o compromisso com a qualidade e segurança dos produtos. Além disso, reforçou a recomendação de interromper o uso imediatamente caso haja qualquer tipo de desconforto e procurar orientação odontológica.



Fonte: Portal LEODIAS

Vini Jr. revela estátua de cera “perfeita” na Apoteose; veja fotos

Vinicius Jr. revelou oficialmente, nesta quinta-feira (17), sua estátua de cera hiper-realista em parceria com o museu Madame Tussauds. A escultura foi apresentada em primeira...

Quem é Luccas Neto, irmão de Felipe Neto, que desabafou por falta de ajuda

Luccas Neto, 33, irmão de Felipe Neto, 37, é um youtuber, ator e empresário, nascido no Rio de Janeiro. Ele se tornou uma das...

Segurança digital: como criar senhas mais fortes para proteger suas contas?

Proteger nossas informações pessoais tem se tornado uma tarefa cada vez mais difícil conforme uma parte cada vez maior de nossa vida acontece on-line. Aplicativos...