Kimi Antonelli recebe punição após colisão com Verstappen no GP da Áustria

O novato da Mercedes, Kimi Antonelli, recebeu uma punição de perda de três posições no grid para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha após provocar a eliminação do campeão mundial Max Verstappen na etapa deste domingo (29) na Áustria, casa da Red Bull.

O italiano de 18 anos perdeu o controle do carro logo na primeira volta e colidiu com o tetracampeão, que também não conseguiu seguir na prova. Antes do choque, Antonelli havia escapado por pouco de atingir Liam Lawson, da Racing Bulls.

Nenhum dos dois pilotos envolvidos no acidente pôde continuar.

A batida resultou na primeira desistência de Verstappen na temporada, mantendo-o em terceiro lugar no campeonato, agora 61 pontos atrás do líder, o australiano Oscar Piastri, da McLaren, após 11 das 24 etapas previstas. Piastri terminou em segundo na Áustria, completando uma dobradinha da McLaren ao lado do vencedor Lando Norris.

“Eu freei forte porque estava atrás de outros carros, e nesse momento as rodas traseiras travaram. Depois disso, eu simplesmente não consegui parar o carro”, explicou Antonelli, que vinha de seu primeiro pódio na Fórmula 1, conquistado no GP do Canadá.

“O carro só ganhou velocidade e a batida foi inevitável. Sinto muito pelo time e pelo Max, claro, porque ele não teve culpa nenhuma”.

Os comissários atribuíram total responsabilidade ao piloto da Mercedes, que também recebeu dois pontos de punição na superlicença.

Em uma pista onde já venceu cinco vezes, Verstappen havia largado em sétimo, com Antonelli partindo de nono. O holandês não escondeu a frustração pelo rádio: “Acabou. Levei uma pancada absurda”, disse, acrescentando um palavrão.

Mais tarde, à Sky Sports, Verstappen adotou tom resignado: “É só azar, como ontem na classificação. Mas, no geral, não tivemos um ritmo tão bom neste fim de semana, então fica o aprendizado para tentar fazer melhor no próximo. Minha mentalidade não muda. Já vencemos muito no passado. Às vezes, você tem que aceitar que não vai ganhar e só tentar fazer o melhor”.

A quebra encerrou uma sequência de 31 corridas consecutivas nos pontos para o piloto holandês, que viu milhares de torcedores lotarem o Red Bull Ring sem a chance de assisti-lo completar sequer uma volta completa.

A largada já havia sido atrasada quando o carro de Carlos Sainz, da Williams, ficou parado no grid ao sair para a volta de formação. O espanhol conseguiu religar o monoposto e retornar aos boxes, mas os freios pegaram fogo, com fumaça intensa antes do abandono definitivo.

(Reportagem de Alan Baldwin em Londres, edição de Christian Radnedge e Clare Fallon)

Incêndio em apartamento mata três pessoas no interior de SP; veja vídeo

Um incêndio atingiu um apartamento no 14º andar de um prédio na manhã deste domingo (21) e deixou três pessoas mortas, em Piracicaba, no...

Enviado de Trump diz que Rússia está “comprometida em alcançar a paz”

O principal enviado de política externa do presidente Donald Trump afirmou que a Rússia “continua totalmente comprometida em alcançar a paz na Ucrânia” após...

Zé Felipe mostra momento fofo de Ana Castela com os filhos: “Resenha”

O cantor Zé Felipe, 27, mostrou uns registros desta noite de domingo (21), ao lado da parceira, Ana Castela, 22, e os filhos, Maria...