O mesa-tenista Hugo Calderano foi impedido de viajar aos EUA e está fora do WTT Grand Smash Las Vegas. O atleta foi impedido de entrar no país, por conta de uma ida à Cuba, em 2023, para um campeonato. Por ter cidadania portuguesa, o brasileiro precisa apenas informar a sua entrada por meio de Sistema Eletrônico para Autorização de Viagem (ESTA, em inglês), já que os países da União Europeia fazem parte do Programa de Isenção de Visto.
“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil”, disse o brasileiro em comunicado em seu site.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Hugo Calderano foi impedido de competir na WTT Grand Smash Las Vegas
Noushad Thekkayil/NurPhoto via Getty Images2 de 3
Hugo Calderano é o principal mesatenista do Brasil entre os homens.
Reprodução3 de 3
Hugo venceu a Copa do Mundo de Tênis de Mesa em abril
ITTF
Leia também
-
Hugo Calderano conquista bicampeonato individual do WTT Star Contender
-
Hugo Calderano e Bruna Takahashi ficam com prata no WTT Star Contender
-
Hugo Calderano derrota croata e vai à semifinal do WTT Star Contender
-
Após disputa acirrada, Hugo Calderano vai às quartas na Eslovênia
Calderano fez o procedimento, mas a confirmação dos Estados Unidos demorou mais do que o habitual e o atleta entrou em contato com as autoridades americanas. Por lá, o mesa-tenista descobriu que por ter ido à Cuba em 2023, para a disputa do Campeonato Pan-Americano e do evento de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris, ele não estava mais elegível para a dispensa do visto.
“É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, completou Hugo.
Fonte: Metrópoles