A empresa de tecnologia sueca Hexagon lançou o robô humanoide AEON, desenvolvido para suprir a falta de mão de obra em indústrias de países europeus e exercer atividades mecânicas com ferramentas de inteligência artificial que o permitem aprender novas tarefas com o tempo.
De acordo com a companhia, o produto tem capacidade de locomoção avançada, agilidade, versatilidade e percepção. Ele pode exercer funções de que exigem alta precisão, pegar objetos específicos e escanear componentes industriais para inspeção.
A Hexagon revelou que o AEON não precisa ser recarregado para funcionar, porque tem funcionalidade de troca de bateria.
Ainda, ele tem tecnologias de inteligência artificial embutidas que conseguem fazer com que a ferramenta adapte seu comportamento a depender da tarefa que precisa executar no momento.
A empresa espera atender setores das indústrias automotiva, aeroespacial, de transporte, de manufatura, de armazenagem e de logística, visando aumentar a segurança dos processos dos funcionários.
“Diante dos desafios atuais da manufatura na Suíça, acreditamos que o AEON se tornará uma solução que contribuirá para sustentar nossa competitividade em mercados globais cada vez mais competitivos. Sua locomoção, sensores e inteligência embarcada exclusivos proporcionam agilidade e versatilidade e abrem uma infinidade de oportunidades para impulsionar a automação e a digitalização em nossas operações diárias”, disse Roman Emmenegger, vice-presidente de Manufatura da Pilatus, empresa parceira da Hexagon.
Robô doméstico que serve café e passa aspirador é lançado; veja