Haddad: Brasil tem compromisso com estabilidade em tempos de incerteza

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou o compromisso do Brasil com a “previsibilidade em tempos de incerteza global” em um discurso feito neste sábado (4) na abertura da reunião ministerial de finanças do Brics. O encontro acontece no Rio e é coordenado pelo chefe da Fazenda e pelo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

“Em parceria com o Brics, almejamos consolidar-nos como um porto seguro em um mundo cada vez mais instável”, diz o discurso de Haddad, que foi enviado à imprensa pela assessoria do Ministério da Fazenda, já que o encontro acontece a portas fechadas. Ele ainda disse que as marcas da presidência brasileira do bloco são “serenidade e ambição.”

O ministro citou a “resiliência” das instituições brasileiras frente a desafios internos e o bom desempenho da economia, mesmo diante de turbulências no cenário internacional. Afirmou, ainda, que a indústria do País está em desenvolvimento, alinhada a princípios de responsabilidade social e ambiental.

Reformas do sistema monetário e financeiro global

Haddad também destacou na mesma ocasião a importância de reformas nos sistemas monetário e financeiro global. “Estamos trabalhando para facilitar o comércio e o investimento entre os países do Brics”, disse Haddad, segundo um discurso encaminhado pela assessoria da Fazenda, já que a reunião é fechada. “Além disso, reconhecemos a importância de reforçar a coordenação sobre as reformas do sistema monetário e financeiro internacional.”

O discurso do ministro destacou avanços em diálogo intra-Brics sobre parcerias público-privadas, aduanas e tributação de pessoas de altíssima renda. Sobre a frente climática, citou inovações para acelerar a transformação ecológica, chamando atenção para o papel que o bloco pode ter na criação da Tropical Forest Forever Facility (TFFF).

“Conto com o compromisso de cada um de vocês para que possamos concretizar esse objetivo histórico”, disse o ministro às autoridades presentes, destacando a intenção de anunciar a TFFF na COP-30, que acontecerá em novembro, em Belém (PA).

Haddad disse, ainda, que é preciso mobilizar as finanças públicas e privadas para garantir segurança alimentar, proteção social e oportunidades econômicas para todos.

Brasil tem a 2ª maior taxa de juro real no mundo após alta da Selic

Morre Marcelo VIPs, conhecido como um dos maiores golpistas do Brasil

Marcelo Nascimento da Rocha, conhecido como Marcelo VIPs, morreu aos 49 anos em Joinville, em Santa Catarina, nesta terça-feira (9). Ele ficou famoso por...

Negociação de ação da Petz é suspensa antes do anúncio de fusão com Cobasi

A ação da Petz entrou em leilão na B3 no início da tarde desta quarta-feira (10), interrompendo a negociação do ativo antes da divulgação...

BC do Canadá mantém juros em 2,25% ao ano, conforme esperado

O BoC (Banco do Canadá, na sigla em inglês) deixou nesta quarta-feira (10) a taxa básica de juros inalterada em 2,25%, afirmando que o...