Mais de uma dezenas de países devem receber carta sobre taxas dos EUA hoje

Mais de uma dezena de países devem receber ao longo desta segunda-feira (7) cartas com mais informações sobre as tarifas impostas por Donald Trump à importação nos Estados Unidos.

Segundo o republicano, ao menos 12 parceiros comerciais serão notificados neste início de semana, às vésperas do fim do prazo de 90 dias de pausa em tarifas recíprocas em 10%, na próxima quarta-feira (9).

Trump, falando aos repórteres a bordo do Air Force One na semana passada, disse que as cartas terão ofertas de “pegar ou largar”. Os nomes dos destinatárias não foram revelados pelo presidente dos EUA.

“Assinei algumas cartas e elas serão enviadas na segunda-feira, provavelmente doze […] Diferentes quantias de dinheiro, diferentes quantias de tarifas”, disse Trump, quando perguntado sobre seus planos em relação às tarifas.

Em entrevista à CNN no domingo (6), o secretário do Tesouro, Scott Bessent, reforçou a medida e disse que cartas tarifárias serão enviadas a cerca de 100 países nos próximos dias.

“Se as coisas não avançarem, em 1º de agosto vocês voltarão ao nível tarifário de 2 de abril”, disse Bessent sobre os parceiros comerciais, no programa “State of the Union with Dana Bash”.

O presidente Donald Trump sugeriu que as cartas incluíssem taxas alfandegárias na linha de base atual de 10% ou até 70%.

Já Bessent explicou que o maior patamar tarifário mencionado por Trump, de 70%, não será imposto aos principais parceiros comerciais.

O secretário do Tesouro dos EUA ainda disse que cerca de 100 cartas serão enviadas a países pequenos “onde não temos muito comércio”, muitos dos quais “já estão na linha de base de 10%”.

Na sexta-feira (4), Trump apresentou as cartas como a “melhor” opção para os países que não conseguirem negociar acordos antes do prazo final de 9 de julho.

Em uma guerra comercial global que abalou os mercados financeiros e desencadeou uma corrida entre os formuladores de políticas para proteger suas economias, Trump anunciou em abril uma tarifa básica de 10% e valores adicionais para a maioria dos países, alguns chegando a 50%.

No entanto, todas as tarifas, com exceção da taxa básica de 10%, foram posteriormente suspensas por 90 dias para dar mais tempo às negociações para garantir acordos.

Trump e seus principais assessores disseram inicialmente que iniciariam negociações com vários países sobre as taxas tarifárias, mas o presidente dos EUA desanimou com esse processo após repetidos reveses com os principais parceiros comerciais, incluindo o Japão e a União Europeia.

Até agora, Trump só anunciou acordos com três países: Reino Unido, que manteve uma tarifa de 10%; China, que suspendeu temporariamente as tarifas altíssimas sobre a maioria dos produtos de 145% para 30%; e uma tarifa mínima de 20% sobre os produtos do Vietnã.

Em resposta ao fato de os três acordos serem descritos como “estruturas”, Bessent disse que as próximas cartas “definirão suas taxas tarifárias. Portanto, teremos 100 delas concluídas nos próximos dias”.

“Muitos desses países nem sequer entraram em contato conosco”, disse ele, acrescentando que “nós temos a vantagem nessa situação”, já que o país enfrenta um déficit comercial.

Bessent disse que pode haver “vários grandes anúncios” nesta semana, mas se recusou a nomear os países que poderiam chegar a acordos.

Amazon alerta: IA reduzirá força de trabalho no futuro

*Publicado por Marien Ramos, com informações da CNN Internacional e Reuters

Anime Friends reúne cosplayers em grande festival de cultura pop asiática

Entre os dias 3 e 7 de julho, São Paulo virou palco do Anime Friends, um dos maiores festivais de cultura pop asiática da...

Presidente do Irã diz que Israel tentou matá-lo: “Agiram nesse sentido, mas fracassaram”

Na madrugada desta segunda-feira (7/7), Masoud Pezeshkian, presidente do Irã, acusou Israel de tentar tirar sua vida. A declaração foi feita durante uma entrevista...

Erasmo Viana expõe antigo vício em maconha, remédios e pornografia

Erasmo Viana, ex-marido de Gabriela Pugliese, usou as redes sociais nesse domingo (6/7) para compartilhar um testemunho. O influenciador fitness afirmou que está vivendo...