Galípolo: BC estuda modelo para aprimorar financiamento imobiliário

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, afirmou, nesta terça-feira (8/7), que estuda desenvolver um novo modelo de crédito imobiliário por meio da poupança, que ainda é a principal fonte de recursos no financiamento.

“Estamos trabalhando para ver se a gente consegue fazer esse caminho de transição, do modelo antigo para um modelo novo. Não vai ser nada do dia para noite, vai ser um processo longo, a poupança está aí há muitos anos”, disse o presidente do BC a jornalistas.

Segundo Galípolo, a ideia é utilizar a poupança para financiar esta transição para um modelo novo. Ainda conforme ele, esse processo tem capacidade de tornar o Brasil mais parecido com outros países “do ponto de vista do crédito imobiliário”.

A declaração de Galípolo foi dada durante reunião-almoço na Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE). O presidente do BC foi convidado para falar sobre os pilares da agenda do Banco Central.

O Banco Central informou que a poupança responde a 9,8% de contribuição no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, enquanto é de 30% no Chile, 20% na Tailândia, 18% na África do Sul e 11% México.

Galípolo ressaltou que o financiamento do crédito imobiliário tem uma participação muito menor no PIB “muito menor do que os nossos pares”. Isso porque cerca de 6% ainda vem do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).



Fonte: Metrópoles

Márcia Fu relata golpe milionário que levou após se aposentar no vôlei

Márcia Fu detalhou um golpe milionário que levou logo após se aposentar das quadras. Atualmente com 56 anos, a medalhista olímpica decidiu seguir carreira...

Confira os resultados deste domingo pela Série D do Brasileirão

O Metrópoles transmite pelo YouTube, ao vivo e com imagens, todos os jogos de volta das oitavas de final do Brasileirão Will Bank Série...

Corinthians vence Vasco fora de casa e se distancia da zona da degola

Na continuação da 21ª rodada do Brasileirão, o Vasco recebeu o Corinthians no Estádio São Januário, neste domingo (24/8). O Timão se deu melhor...