Integrantes do PT (Partido dos Trabalhadores) preparam uma nova frente de vídeos com uso de inteligência artificial (IA) para responder ao tarifaço anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
O foco da nova campanha deve ser a família Bolsonaro, especialmente a atuação do deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) nos Estados Unidos.
Para os petistas, a ligação entre a viagem de Eduardo aos EUA, o apoio público de Trump ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e a decisão de sobretaxar em 50% os produtos brasileiros é “inevitável”.
A carta divulgada por Trump menciona o ex-mandatário brasileiro logo no primeiro parágrafo, o que fortaleceu a avaliação dentro do partido de que há articulação conjunta.
O tom da campanha deve reforçar a ideia de que a família Bolsonaro atua contra os interesses nacionais ao estimular ações de Trump que afetam a indústria brasileira.
Segundo dirigentes do partido, o objetivo é deixar claro que Bolsonaro e aliados não agem em defesa do Brasil, mas sim em busca de autoproteção no caso da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado.
Estratégia com inteligência artificial
A nova ofensiva digital foi inspirada no bom desempenho dos vídeos com IA produzidos pelo PT sobre a taxação dos super-ricos. A campanha de “taxação dos BBBs” (bilionários, bancos e bets), veiculada nas redes sociais do partido, mobilizou a militância e, segundo petistas, conseguiu “furar a bolha” do debate político.
O sucesso levou o partido a promover uma oficina com influenciadores digitais para debater estratégias de comunicação sobre temas econômicos e reforçar a presença nas plataformas.
Agora, com o impacto econômico das tarifas de Trump em pauta, o partido vê espaço para ampliar sua narrativa e apontar suposta traição da família Bolsonaro aos interesses nacionais.