Lula: “Não perco a calma e não tomo decisão com 39 graus de febre”

Em meio ao imbróglio causado pelo anúncio de Donald Trump de taxar em 50% produtos do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na quinta-feira (10), que não perde a calma, nem toma decisão “com 39 graus de febre”.

Questionado em entrevista ao “Jornal Nacional”, da TV Globo, sobre como pretende reagir à tarifa imposta pelos Estados Unidos, que deve entrar em vigor a partir de 1º de agosto, o chefe do Executivo declarou: “Primeiro, eu não perco a calma e não tomo decisão com 39 graus de febre. O Brasil utilizará a Lei de Reciprocidade quando for necessário e vai tentar fazer com que a OMC [Organização Mundial do Comércio] tome uma posição para saber quem está certo, quem está errado”.

A decisão de recorrer à OMC já havia sido adiantada pela CNN na manhã de quinta-feira. O argumento do governo brasileiro é de que não há motivação técnica para o tributo, já que a balança comercial é deficitária para o Brasil, e desrespeita o princípio da concorrência igualitária.

No entanto, especialistas ouvidos pela CNN argumentam que a fragilização da OMC diminui as chances de a instituição costurar uma solução para o impasse.

“Nós entendemos que o Brasil é um país que não tem contencioso com ninguém. Nós não queremos brigar com ninguém. Se ele [Trump] ficar brincando de taxação, vai ser infinita essa taxação”, acrescentou Lula.

No decorrer da entrevista de ontem, o mandatário comentou as declarações feitas por Trump a respeito do processo no qual Jair Bolsonaro (PL) é réu por tramar um golpe de Estado. O líder norte-americano disse no início da semana que Bolsonaro é vítima de uma “caça às bruxas”, além de pedir que o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendesse a ação que o investiga.

“O que o Brasil não aceita é intromissão. Ele [Trump] tem o direito de tomar a decisão em defesa do país dele, mas com base na verdade, se alguém orientou ele com uma mentira de que os EUA são deficitário com o país, mentiu”, completou Lula.

Entrega de ajuda militar dos EUA à Ucrânia foi restaurada, diz Zelensky

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, disse, nesta sexta-feira (11), que os suprimentos militares dos EUA para o país foram retomados. “Temos sinais políticos do mais...

Famosos parabenizam Camila Queiroz e Klebber Toledo pela 1ª gravidez

Diversos famosos utilizaram as redes sociais para parabenizarem o casal de atores Camila Queiroz, 32, e Klebber Toledo, 39, que anunciaram que estão a...

Juliana Marins pode ter sobrevivido por 32 horas após queda, dizem peritos

Juliana Marins, de 26 anos, pode ter sobrevivido por até 32 horas após sofrer uma queda durante uma trilha no Monte Rinjani, na Indonésia....