Tarifas: 62% querem ação na OMC; 24%, reciprocidade parcial, diz pesquisa

Dados da AP Exata, obtidos com exclusividade e apresentados nesta sexta-feira (11) no WW, revelaram que a maioria dos brasileiros, nas redes sociais, defende uma postura firme do país em relação às novas tarifas impostas pelos Estados Unidos.

De acordo com o levantamento, 65% criticam a medida americana e demandam uma reação do governo brasileiro. Já 18% apoiam a decisão dos EUA, e 17% se declaram neutros e pedem racionalidade.

Na avaliação sobre qual deveria ser a postura do Brasil frente à situação, 62% dos participantes preferem que o país recorra à Organização Mundial do Comércio (OMC). Outros 24% defendem a aplicação da Lei da Reciprocidade parcial, enquanto 14% optam por evitar retaliações.

Entre os perfis considerados moderados, a pesquisa identificou diferentes percepções sobre a responsabilidade pela situação. Para 52% deste grupo, a culpa pelas tarifas recai sobre Donald Trump. A polarização política é apontada como responsável por 29% dos entrevistados, enquanto 10% atribuem a culpa a Lula e 9% ao grupo bolsonarista.

O tema gerou intenso debate nas redes sociais, onde discursos nacionalistas e manifestações sobre o posicionamento governamental dominaram as discussões. As reações dos usuários nos comentários de publicações de diversas figuras políticas demonstraram uma tendência majoritariamente contrária às tarifas impostas.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Iga Świątek passeia contra norte-americana e é campeã de Wimbledon

A tenista Iga Świątek brilhou na decisão da chave de simples de Wimbledon. A polonesa de 24 anos superou a norte-americana Amanda Anisimova em...

Fitch mantém rating da Alemanha em ‘triplo A’, com perspectiva estável

A Fitch Ratings reiterou nesta sexta (11) a nota soberana de longo prazo em moeda estrangeira da Alemanha em AAA, com perspectiva estável. A classificação...

Mundial: Infantino rebate críticas de europeus e confirma Trump na final

Gianni Infantino, presidente da Fifa, participou de evento na Trump Tower, em Nova York, nos Estados Unidos, neste sábado (12). O encontro, que contou...