Quem é o maquiador que se transforma em celebridades nas Semanas de Moda

Durante os desfiles de alta-costura Outono-Inverno 2025 em Paris, Morticia Addams — a sinistra e elegante matriarca da franquia “A Família Addams” — pode ser vista deslizando pelas ruas de paralelepípedos da capital francesa. Alta, fantasmagoricamente pálida e com longos cabelos pretos como carvão cascateando pelas costas, esta Addams poderia passar, num olhar rápido, pela atriz Anjelica Huston, que interpretou Addams nos filmes dos anos 1990.

Sob os cabelos esvoaçantes, no entanto, está um homem musculoso de 31 anos: Alexis Stone, um artista performático e maquiador conhecido por 1,3 milhão de seguidores no Instagram e centenas de milhares mais no TikTok.

Enquanto vários criadores do TikTok hoje habilmente usam maquiagem para alterar drasticamente suas características faciais para se parecerem com celebridades específicas, o trabalho de Stone vai além dos tratamentos faciais completos, chegando a transformações corporais totais, apresentadas ao vivo e em público. Usando próteses, maquiagem de efeitos especiais e aprimoramentos sob medida (como fragrâncias personalizadas), o resultado frequentemente se equipara ao tipo de execução que se vê nas telonas.

“Acho que as pessoas têm a ideia de que vamos a uma loja de Halloween e compramos essas coisas no balcão, mas tudo é feito à mão e leva décadas de experiência para montar”, disse Stone. Em junho, ele guiou a CNN em um tour por seu apartamento em Glasgow, Escócia. Aqui, em sua casa, é onde os protótipos e looks finais são desenvolvidos.

Personificar Huston como Addams foi um processo de oito semanas que exigiu pesquisa intensiva, disse Stone. “Queríamos fazer referência o mais próximo possível à Addams original, desde a peruca original até seu icônico vestido preto de lantejoulas rasgado (ambos obtidos do departamento de figurino do filme)”, explicou Stone. Sobre uma longa mesa de madeira estão Polaroids, tiradas pelo cabeleireiro e designer de perucas Paul Huntley nos anos 90, de Huston e seu falecido colega de elenco Raul Julia, que interpretou o papel do marido Gomez Addams. “Todas as fotos são originais, então por favor seja cuidadoso com elas”, diz uma mensagem anexa.

“Há muitas partes móveis, desde a escultura e fabricação de moldes até a equipe de cabelo, que começará a trabalhar nas perucas e sobrancelhas. Ocasionalmente, tenho lentes de contato feitas sob medida”, disse Stone. O quarto onde ele principalmente desenvolve suas próteses tem um espelho gigante e ring light, além de prateleiras de tintas, moldes faciais e outras ferramentas de oficina — o tipo de configuração vista na refilmagem para TV de 2024 de “O Dia do Chacal”.

“É o mesmo tipo de produção, prazos e orçamentos que você vê na indústria do cinema e da TV — exceto que estamos fazendo isso para a vida real”, observou Stone. Esses orçamentos, ele disse, podem chegar a seis dígitos.

Stone, cujo nome legal é Elliot Joseph Rentz, frequenta a Semana da Moda de Paris duas vezes por ano sob o disfarce de uma celebridade, um personagem famoso ou uma celebridade interpretando um personagem famoso. Essas personalidades incluíram Jack Nicholson, Lana Del Rey, Madonna, Adele, Jennifer Coolidge e Glenn Close como Cruella de Vil do remake do filme “101 Dálmatas” de 1996.

O maquiador deixou sua cidade natal, Brighton, Inglaterra, aos 16 anos e circulou por Londres, Manchester, Luleå na Suécia e Nova York, antes de se estabelecer em Glasgow. Vindo do que ele descreveu como uma família “desestruturada”, Stone se interessou pela ideia de se transformar em outra pessoa desde jovem. “Quando eu era criança, eu adorava ser irreconhecível, usar perucas, roupas acolchoadas e dentes postiços, e acho que isso naturalmente evoluiu. Acalmar minha criança interior me vestindo não era necessariamente uma direção que eu estava mirando, mas é algo em que caí, e tem sido uma jornada interessante”, disse Stone.

Em 2018, Stone alcançou notoriedade internacional ao convencer seguidores das redes sociais de que havia se submetido a extensivas cirurgias plásticas ao longo de seis meses, incluindo um procedimento mal sucedido — apenas para depois revelar que tudo era uma farsa. “No núcleo do meu trabalho está realmente essa expressão de identidade e o uso do poder da maquiagem”, disse Stone.

O ponto de virada na carreira de Stone foi participar do desfile da Balenciaga em março de 2022 como o personagem de Robin Williams em “Uma Babá Quase Perfeita”. “Eu não era bem versado no mundo da moda, mas Demna (o estilista da marca) tinha encontrado meu trabalho, e decidimos trabalhar juntos”, disse Stone.

Desde então, Stone tem sido presença constante na primeira fila da semana de moda — comparecendo aos desfiles da Balenciaga, assim como Diesel, Jean Paul Gaultier e Hugo Boss — sempre com a semelhança impressionante de um rosto familiar.

Hoje, não é incomum ver sósias de celebridades em eventos de moda. Uma sósia de Kate Moss (que se autodenomina “Fake Moss”) criou um frenesi nas redes sociais em 2023 quando foi vista em um supermercado Aldi em Manchester antes do desfile da Chanel. Em 2024, ela desfilou para a marca emergente Marine Serre. No ano passado, a marca de moda Alexander Wang chamou atenção por usar sósias de Ariana Grande, Taylor Swift, Beyoncé e Kylie Jenner em uma campanha publicitária. O anúncio, publicado pela marca no Instagram e TikTok, tinha a legenda “100% autenticidade certificada”.

“As marcas adoram fazer parte dessas ações virais”, disse Stone. “É, em essência, a campanha de marketing definitiva porque é uma espécie de outdoor ambulante, e muitas pessoas reconhecem esses personagens cult ou clássicos, tendo crescido assistindo a eles. Para as marcas, esta é uma forma de fazer parte dessa magia”.

As aparições de Stone resultaram em ampla cobertura em revistas de moda, incluindo Vogue e Grazia, e têm fascinado o público. “Alexis Stone é pago para fingir ser uma celebridade idosa ou o quê? Qual é a dele?” diz o título de uma discussão no Reddit. Outros usuários comentaram, elogiando Stone por sua “incrível habilidade” de se misturar como “um camaleão”.

Até hoje, Stone já experimentou pelo menos 250 metamorfoses de celebridades. Entre seus looks mais bem-sucedidos estava a emulação de Meryl Streep como Miranda Priestly de “O Diabo Veste Prada” em 2024. Uma única postagem no Instagram compartilhada por Stone de sua transformação na personagem implacável alcançou um notável valor de mídia espontânea de $1,4 milhão — o valor monetário da exposição na mídia que uma marca recebe, incluindo menções, compartilhamentos e artigos — com uma impressionante taxa de engajamento de 59,6%, segundo a empresa de análise Lefty. (A taxa média de engajamento para posts de mídia e entretenimento no Instagram é de 3%, de acordo com a plataforma de gestão de redes sociais Hootsuite.)

A chave do sucesso de Stone está em sua abordagem abrangente. Quando o artista visual se propôs a se tornar uma réplica de Jack Nicholson no ano passado, ele não apenas mandou fazer dentaduras personalizadas (criadas por um especialista em efeitos especiais) que imitavam o sorriso característico do ator; ele também trabalhou com um perfumista para desenvolver uma fragrância personalizada que cheirava a tabaco, capturando o que ele imaginava que Nicholson poderia cheirar. “Torna-se mais uma experiência imersiva do que apenas visual”, disse Stone. Quando ele usou o perfume no desfile, disse que “a sala inteira acabou fedendo”.

Para criar seus looks, Stone tem trabalhado com vários especialistas em próteses e efeitos especiais, incluindo Neill Gorton, o designer de próteses conhecido por seu trabalho em filmes como “O Resgate do Soldado Ryan” (1998), “Filhos da Esperança” (2006) e “Doctor Who” (2005), e o técnico dental Dominic Mombrun de “Morbius” (2022), “The Substance” (2024) e “O Conde de Monte Cristo” (2024). Quando se trata de se vestir para a revelação final na Semana de Moda de Paris, Stone observou: “Sempre há um exército de pelo menos 10 pessoas me ajudando”.

Garantir a precisão de cada persona que ele adota é essencial — especialmente para “personagens que são tão amados por milhões de pessoas”, explicou Stone. “As pessoas são muito protetoras com alguns desses personagens. Quando você faz referência a indivíduos que já não estão mais entre nós, ou que nos tocaram em um nível mais profundo, é pessoal — então as pessoas podem ser muito críticas”. Exemplo disso: as críticas em torno do figurino do ícone de estilo duradouro Carolyn Bessette-Kennedy em “American Love Story”.

Questionado se tinha preferência por emular adultos mais velhos, Stone explicou que sinais de envelhecimento, como linhas finas, eram mais fáceis de recriar do que pele jovem. “Sou um homem musculoso de 1,83m, então por mais que eu adoraria ser Kylie Jenner, existem limitações físicas”, disse ele. Às vezes há pedidos de looks que Stone recusa, porque “precisa haver um elemento pessoal para explicar por que estou conectado àquele personagem”, disse ele.

“Se vou passar três meses estudando eles, detalhe por detalhe, preciso estar estimulado em algum nível.”

No caso de Addams, Stone a via como “esta personagem morbidamente bela e talvez não muito otimista, e pensei que poderia me aprofundar nisso.”

Esta temporada de alta-costura marca o último desfile da Balenciaga sob o comando de Demna, cuja saída foi anunciada em março. Quando há um novo estilista em uma casa de luxo, não é incomum haver mudanças tanto nos designs da marca quanto em seus pontos de contato de varejo e marketing. Embora Stone tenha sido convidado para participar de eventos e trabalhar com outras marcas de moda, é com a Balenciaga que ele mantém o relacionamento mais profundo e duradouro.

“Frequentemente me perguntam “O que acontece depois da Balenciaga?”, e penso em uma citação de Linda Evangalista onde ela disse: “O objetivo é sair da moda tão rápido quanto você entrou nela””, disse Stone, rindo. “Tenho um conjunto tão bonito de trabalhos em meu histórico; este seria um momento natural para fazer uma pausa e respirar.”

Apesar do glamour aparente de trabalhar na moda, por baixo da superfície há muito esforço e compromisso, explicou Stone. “Adoro desfiles de moda, mas eles não são os ambientes mais relaxantes. Estamos falando de começar às 4h da manhã, seis horas antes do início do desfile.” Usar maquiagem pesada e próteses também não é particularmente agradável, acrescentou. “É quente, é suado, não é feito para ser experimentado e vivido fora de um set de filmagem. Eu adoro quando posso sentar e assistir aos visuais que criamos. Mas no momento, quando há tantas partes em movimento, é muito estressante.”

Por enquanto, os fãs podem se consolar sabendo que esta não será a última vez que verão — ou ouvirão falar — de Stone. Nos últimos três anos, a empresa de produção criativa Division tem acompanhado Stone enquanto filmam um documentário sobre o artista performático. A data de lançamento ainda não foi definida.

“Não sei se algum dia vou entender completamente por que as pessoas se interessam tanto pelo que faço”, refletiu Stone. “Talvez seja porque, como seres humanos, temos dias em que queremos nos sentir mais visíveis, e outros dias em que queremos nos sentir invisíveis ou irreconhecíveis. Acho que isso é algo com o qual todos podemos nos identificar, em algum grau.”

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