Como a economia brasileira deve ser afetada com o tarifaço de Trump?

O aumento nas tarifas de importação anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para produtos brasileiros pode ter um impacto significativo na economia do Brasil, com projeções que variam de 0,3% a 1,2% de redução no PIB, segundo análises de especialistas.

O mercado norte-americano, que possui a melhor logística do mundo, é considerado insubstituível para qualquer país, incluindo a China, devido à sua dimensão e facilidade de exportação.

Segundo analistas da CNN, caso o Brasil opte por retaliar com novas tarifas sobre produtos americanos, os impactos podem ser ainda mais severos.

Produtos de alto valor agregado, como eletrônicos, podem sofrer aumentos de preços, pressionando a inflação que já está acima de 5%. Estimativas apontam possível impacto de 0,3% na taxa básica de juros.

Os Estados Unidos representam 16% de todas as importações brasileiras, e a abertura de novos mercados não é um processo simples.

O processo de aprovação em um novo mercado pode levar de seis meses a um ano, considerando aspectos fitossanitários, regulações industriais, além de ajustes de preço, câmbio e logística.

 

Questionamentos legais

Especialistas apontam que as medidas de Trump podem enfrentar contestações judiciais nos Estados Unidos.

Segundo análise do banco global UBS, os dispositivos legais que permitem ao presidente elevar tarifas, como a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional de 1977, não se aplicariam ao caso, já que os EUA mantêm superávit comercial com o Brasil.

Importadores americanos, que são os responsáveis pelo pagamento das tarifas, podem recorrer ao Tribunal de Comércio Internacional em Nova York.

Precedentes anteriores mostram que importadores de vinho, produtos esportivos e confecções já obtiveram liminares favoráveis em situações similares.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Zelensky diz que Polônia foi “alvo deliberado” de ataque da Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quarta-feira (10) que a Polônia foi deliberadamente alvo de um ataque de drones da Rússia durante...

Em desvantagem, Fluminense recebe Bahia por vaga na semi da Copa do Brasil

Fluminense e Bahia voltam a se enfrentar para decidir uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. O jogo de volta das quartas de final está marcado para esta...

Polônia convoca reunião de segurança após país abater drones russos

O presidente da Polônia, Karol Nawrocki, decidiu convocar uma reunião do Conselho de Segurança Nacional dentro de 48 horas, após o país abater drones...