Fitch mantém rating da Alemanha em ‘triplo A’, com perspectiva estável

A Fitch Ratings reiterou nesta sexta (11) a nota soberana de longo prazo em moeda estrangeira da Alemanha em AAA, com perspectiva estável.

A classificação é sustentada pela combinação de elevada renda per capita, economia diversificada, perfil institucional forte e consistente superávit em conta corrente, de acordo com a agência.

Um histórico de gestão fiscal conservadora e a posição de principal emissor da zona do euro também apoiam a avaliação, conforme a instituição. Com isso, a maior economia da Europa dispõe de flexibilidade financeira e enfrenta baixos custos de financiamento, ainda de acordo com a análise.

A Fitch prevê que a Alemanha terá espaço fiscal para acomodar o crescente gasto com defesa prometido pelo novo governo do chanceler Friedrich Merz. A previsão da agência é de que a dívida cresça de 62,5% do PIB (Produto Interno Bruto) em 2024 para 70,4% do PIB em 2029.

“O índice de dívida se compara favoravelmente à média da zona do euro de 87,4% do PIB, mas está significativamente acima da mediana de países classificados como ‘AAA’, de 39,4% do PIB”, afirma.

A Fitch projeta ainda crescimento econômico lento de 0,1% em 2025, sob o peso de incertezas relativas às tarifas americanas. Um volume maior de despesas públicas deve elevar a expansão para uma média de 1,1% entre 2026 e 2027, estima a agência.

“O principal risco a curto prazo advém de desdobramentos externos, mas os desafios a longo prazo, incluindo os custos energéticos e a concorrência da China, significam que serão necessárias reformas adicionais para aumentar o crescimento potencial”, analisa a Fitch.

Entenda o tarifaço de Trump sobre Brasil e como impacta a economia

Virginia empresta jatinho a Zé Felipe e mensagem do cantor agita a web

Após enfrentar uma pane em seu próprio jatinho, Zé Felipe contou com a ajuda de Virgínia, que emprestou a aeronave para que ele viajasse Fonte:...

Morre Manoel Carlos, autor das famosas “Helenas” de novelas da Globo

Morre Manoel Carlos, neste sábado (10), aos 92 anos. Natural de São Paulo, ele vivia na zona sul do Rio de Janeiro. “É com profundo...

Bessent: EUA podem retirar mais sanções contra Venezuela na próxima semana

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, disse à agência Reuters que sanções adicionais dos EUA contra a Venezuela podem ser suspensas já...