MJSP regulamenta cadastro nacional de Celulares com Restrição

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou uma portaria nesta segunda-feira (14) que regulamenta o Cadastro Nacional de Celulares com Restrição (CNCR).

O cadastro faz parte do Programa Celular Seguro, que está disponível como aplicativo, e ajuda os cidadãos que pensam em comprar um aparelho de segunda mão, já que oferece um meio de consulta aos registros de roubo, furto ou extravio de celulares em todo o país.

Agora, além dos registros do próprio Celular Seguro, o CNCR incluirá a Base Nacional do Cadastro de Estações Móveis Impedidas (CEMI), gerenciado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e da Base Nacional de Boletins de Ocorrência (BNBO), que permitirá consultas unificadas tanto pelos órgãos de segurança pública quanto pelos consumidores.

O objetivo é agilizar a recuperação de celulares roubados e evitar que aparelhos com restrição sejam reutilizados ou comercializados de forma errada.

Segundo a portaria, a coordenação e gestão do Cadastro cabem à Secretaria-Executiva do MJSP, que em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) também atua na articulação com os estados para o aprimoramento dos registros de ocorrências.

*Sob supervisão de AR.

Em meio à série de lesões, Corinthians recontrata fisioterapeuta; entenda

Em meio à série de lesões que afeta o elenco do Corinthians, o fisioterapeuta Alex Cabrera está de volta ao clube. O profissional foi...

Gabriel Farrel, morto em salto de paraquedas, participou de reality em 2021

O empresário Gabriel Farrel, de 31 anos, que morreu após saltar de paraquedas na manhã deste domingo (14) na região da Barra da Tijuca, Zona Sudoeste do...

Triplo homicídio em Ilhéus: laudo é inconclusivo e polícia faz nova análise

Os laudos de DNA elaborados pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) da Bahia não apontaram material genético do suspeito de ter matado três mulheres...